Planalto Norte segue em estado de alerta para chuva intensa e temporais

Defesa Civil alerta para risco de alagamentos, deslizamentos e enxurradas entre hoje (13) e amanhã (14).

Foto: Robson Komochena

 

 

Os próximos dias serão marcados por temporais e volumes expressivos de chuva, com risco de alagamentos, deslizamentos e enxurradas no Planalto Norte. Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, o alerta é válido entre às 13 horas desta quinta-feira (13) até 23h59 de sexta (14).

 

O grande volume de chuva ocorre devido ao fluxo de calor e umidade que vêm da região amazônica, associado à passagem de uma frente fria pelo Estado.

 

Além do Planalto Norte, o Litoral Norte, o Alto Vale do Itajaí, o Médio Vale do Itajaí e parte do Meio-Oeste também seguem em estado de alerta.

 

Desde o início da semana, as fortes chuvas já prejudicaram mais de 2,4 mil pessoas em Santa Catarina. A região mais afetada foi o Oeste catarinense.

 

Riomafra

Em Riomafra, segundo dados da Epagri/Ciram, o acumulado de chuva deve atingir 40 milímetros nesta quinta. As temperaturas estarão amenas com mínima de 14°C e máxima de 20°C.

 

Já na sexta-feira, as temperaturas diminuem e os termômetros marcam mínima de 12°C e máxima de 18°C. O volume de chuva também será de 40 milímetros.

 

O tempo seguirá instável durante todo o final de semana, melhorando apenas na noite de domingo (16).

 

Recomendações

Segundo a Defesa Civil, em caso de temporais, a recomendação é para que a população fique longe de janelas e objetos que possam ser arremessados pela força do vento, bem como árvores que possam ser atingidas por descargas elétricas ou raios. Em caso de alagamentos, a orientação é para que as pessoas evitem trafegar em ruas e locais alagados. Além disso, a população deve ficar atenta à inclinação de postes e árvores próximos a residências, que podem indicar risco de deslizamento de terra.