Planalto Norte terá plano de desenvolvimento econômico regional

Projeto visa o fortalecimento econômico e a geração de empregos e renda.

 

 

Aconteceu nesta segunda-feira (6), em Canoinhas, a primeira assembleia ordinária dos prefeitos da Associação de Municípios do Planalto Norte (Amplanorte). Durante o encontro, a entidade anunciou o lançamento de um plano de desenvolvimento econômico regional, que será desenvolvido em parceria com o Sebrae.

 

O objetivo do plano é fortalecer a economia do Planalto Norte, gerando emprego e renda a todos os municípios que fazem parte da entidade.

 

De acordo com o prefeito de Mafra e presidente da Amplanorte, Emerson Maas, consultores do Sebrae realizarão trabalhos técnicos para entender as demandas e potencialidades de cada município da região. “Com as informações levantadas, vamos elaborar o plano e fortalecer a economia de todo o Planalto Norte, criando projetos e investindo em ações que tornem nossa região mais atrativa dentro e fora do Estado”, disse.

 

Foto: Divulgação

 

Segundo Maas, um dos objetivos do plano é promover a união entre os municípios da região. “Com este projeto, queremos unificar pensamentos e compartilhar ações entre os municípios. Por exemplo, se queremos fortalecer o turismo rural, criaremos um roteiro para todo o Planalto Norte, abrangendo todas as cidades. Vamos olhar nossa região de forma única. Assim teremos mais força e melhores resultados”, pontuou.

 

Ainda de acordo com Maas, o Planalto Norte é uma região com grandes potencialidades que precisam ser melhor exploradas e valorizadas.  “Sabemos que nossa região ficou abandonada por muito tempo, seja por questões históricas ou políticas. Ainda assim, temos excelentes riquezas naturais e uma forte produção agrícola. Com este plano, vamos valorizar o que temos de melhor e tomar as ações necessárias para fortalecer nossa economia e ganhar mais representatividade”, disse.

 

Conforme o gestor do Sebrae, Celso Orlando Pirmann, o plano será elaborado dentro de 8 meses. A estratégia inicial é percorrer os 10 municípios da Amplanorte, reunindo membros da sociedade civil organizada, empresários, entidades e lideranças locais, para levantar as principais demandas da região. Este trabalho técnico será realizado através de workshops e entrevistas.

 

“O Sebrae vai aportar 60% do valor deste trabalho, buscando soluções e ações estratégicas para o verdadeiro desenvolvimento da região. Com os dados em mãos, vamos elencar os eixos prioritários e elaborar projetos que fortaleçam a região como um todo. Não se trata apenas do plano, mas do produto Amplanorte. A estratégia é dar visibilidade para a região, fazer com que as empresas se instalem aqui e que as pessoas tenham interesse de conhecer e permanecer em nossas cidades”, disse.

 

Ainda segundo Celso, a meta é criar um plano bastante coeso que seja elaborado por quem realmente conhece a região e que tenha a cara da Amplanorte. “É um trabalho amplo e de imersão em cada município e na região como um todo. A Amplanorte está de parabéns pela iniciativa, afinal, só conseguimos ter resultados se houver planejamento”. Ele também convidou a população da região a contribuir com ideias e propostas para a elaboração do plano. “Assim que realizarmos nossos workshops e entrevistas, contamos com a participação de toda a sociedade. Com certeza, as propostas da população serão decisivas para a criação do plano”, afirma.

 

Para Maas, a iniciativa será primordial para o futuro da Amplanorte. “Independentemente de quem serão os próximos gestores da associação e das prefeituras, a ideia é dar continuidade às ações elencadas no plano. O projeto será criado justamente para nortear o futuro da Amplanorte e de nossa região, tanto agora como daqui há 30 ou 40 anos”, finalizou o presidente.