Posse de Jorginho Mello e Ratinho Junior será em 1° de janeiro

Cerimônias acontecem nas assembleias legislativas de cada estado.

Foto: Divulgação

 

 

Os governadores eleitos em Santa Catarina e no Paraná, Jorginho Mello (PL) e Ratinho Junior (PSD), tomam posse no dia 1° de janeiro.

 

Em Santa Catarina, a cerimônia acontece às 18 horas no plenário da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, em Florianópolis. Durante a sessão solene, presidida pelo presidente da Alesc, Moacir Sopelsa (MDV), o governador Jorginho Mello e a vice-governadora Marilisa Boehm assinarão o termo de posse e farão o juramento previsto no artigo 65 da Constituição.

 

Já no Paraná, a posse será realizada às 19 horas no plenário da Assembleia Legislativa do Paraná. A sessão solene será presidida pelo presidente da casa, Ademar Traiano (PSD). Assim como em Santa Catarina, o governador Ratinho Junior e o vice-governador Darci Piana assinarão o termo de posse para mais um mandato à frente do Governo do Estado.

 

Os detalhes de ambas as solenidades ainda estão sendo definidos. Além de familiares dos governadores e vices, devem participar das cerimônias, autoridades dos demais poderes e órgãos dos Estados.

 

Jorginho Mello foi o governador que venceu as eleições 2022 com a maior porcentagem de votos válidos do Brasil, contando o primeiro e segundo turnos: 70,69% dos votos válidos. O governador eleito tem como vice a delegada Marilisa Boehm, do mesmo partido, que concorreu pela primeira vez ao cargo. Jorginho já foi senador da República e se licenciou do cargo para concorrer às eleições deste ano. Ele receberá a faixa de Carlos Moisés (Republicanos), que disputou à reeleição, mas ficou em terceiro lugar no primeiro turno.

 

Ratinho Junior (PSD) foi reeleito governador do Paraná no primeiro turno, com 69,64% dos votos válidos. Aos 41 anos, o candidato foi deputado federal pelo Paraná por duas legislaturas e também foi o segundo candidato mais jovem a ser eleito para o Governo do Paraná. O governador reeleito tem como vice, o economista e empresário Darci Piana, que disputou sua primeira eleição em 2018.