SC soma 126 municípios em situação de emergência por conta das chuvas

Ao todo, 144 cidades já foram afetadas e quatro pessoas morreram em decorrência das condições climáticas. Previsão para esta terça-feira (17) é de mais chuva volumosa e temporais.

Foto: Divulgação

 

 

Até o momento, 144 municípios catarinenses já registraram ocorrências em virtude das chuvas que assolam Santa Catarina desde 4 de outubro. Destes, 126 municípios já emitiram decretos de situação de emergência. Os dados estão no relatório da Defesa Civil divulgado nesta segunda-feira (16).

 

O estado tem confirmadas quatro mortes decorrentes do evento climático nas cidades de Palmeira, Rio do Oeste, Campo Belo do Sul e Rio do Sul, além de um ferido em Timbó.

 

Até o momento, o Governo do Estado já distribuiu 91.941 itens de assistência humanitária para 25 municípios. Equipes municipais com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Assistência Social e demais estruturas do Governo do Estado estão prestando atendimento aos afetados, com apoio de órgãos federais como a Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Polícia Rodoviária Federal.

 

Alerta

A Defesa Civil alerta para o risco de mais temporais com chuva intensa e volumosa para esta terça-feira (17).

 

A condição é provocada pelo fluxo de calor e umidade da região amazônica, associado a áreas de baixa pressão em vários níveis da atmosfera e à formação de uma frente fria no oceano. O risco é moderado nas áreas em amarelo e alto nas áreas em laranja para destelhamentos, queda de árvores, danos a rede elétrica, alagamentos, enxurradas, inundações graduais e deslizamentos.

 

 

São esperados volumes de chuva entre 90 e 140 milímetros entre o Grande Oeste e o Planalto Sul e de 70 a 110 milímetros entre o Planalto Norte, Alto Vale do Itajaí e Litoral Sul. No restante do estado, os acumulados previstos ficam entre 40 e 70 milímetros. Entre o Extremo Oeste e Oeste, há possibilidade de ocorrência de tempo severo.

 

Próximos dias

Nesta quarta-feira (18) as instabilidades perdem força, mas o tempo ainda segue com bastante nebulosidade e chuva fraca em todas as regiões, em especial nas áreas próximas ao estado do Paraná entre o Oeste e Planalto Norte. Devido aos acumulados observados nos dias anteriores, permanece o risco para deslizamentos e inundações. Com o predomínio de nebulosidade, as temperaturas não conseguem subir muito ao longo do dia. Dos planaltos as áreas litorâneas, as máximas não passam de 19°C. Na região do Grande Oeste as máximas marcam entre 20°C e 23°C.

 

No período entre quinta (19) e sexta-feira (20), a aproximação de novas áreas de instabilidades favorecem condições para temporais e chuva intensa no Grande Oeste catarinense. Algumas pancadas de chuva também devem atingir as demais áreas do estado, mas os modelos indicam menores acumulados de precipitação.