Semana começa com risco de chuva e temporais na região

Instabilidades se intensificam ao longo da semana com a aproximação de um ciclone.

Foto: Robson Komochena

 

 

A segunda-feira (23) será de sol entre nuvens na região. No entanto, segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, uma área de baixa pressão associada ao fluxo de calor e umidade do Norte do País, favorece o retorno das chuvas no Estado.

 

Além disso, ao longo desta semana, a atuação de um ciclone em alto mar mantém o tempo instável, com queda nas temperaturas e rajadas de ventos de maior intensidade.

 

Na terça-feira (24), o céu fica encoberto com risco de chuva e temporais isolados no decorrer da tarde. Já a temperatura estará alta, com máxima de 26°C.

 

Já na quarta-feira (25), uma frente fria se aproxima do Estado, trazendo chuva para a região. No decorrer do dia, uma área de alta pressão avança pelo estado e o sol reaparece. As temperaturas ficam mais amenas, devido à cobertura de nuvens, e atingem máxima de 22°C.

 

A quinta-feira (26) será de sol entre nuvens, com pancadas de chuva isoladas entre a tarde e à noite. A temperatura sofre pouca elevação e atinge máximas entre 14°C e 19°C.

 

Já na sexta-feira (27), o dia começa ensolarado, com aumento de nuvens e pancadas de chuva mais volumosa no decorrer da tarde. A temperatura continua em queda e os termômetros registram máxima de 18°C.

 

Tendência para os próximos dias

O mês de outubro termina com chuva nos dias 27 e 28 de outubro acumulando volumes mais elevados, principalmente nas áreas de próximas ao Paraná, em associação a áreas de baixa pressão e à passagem de uma frente fria, e novamente com áreas de instabilidade na tarde e noite de 31 de outubro. Os primeiros dias de novembro serão de sol, com temperatura amena nas madrugadas. Nos dias 4 e 5, o calor da tarde provocará pancadas localizadas de chuva. Já no decorrer do dia 6, a chuva fica mais distribuída com a presença de um sistema de baixa pressão no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

 

Com informações da Epagri/Ciram e da Defesa Civil de Santa Catarina.