Semana será de chuva intensa e volumosa na região

Precipitação será persistente e pode ocasionar alagamentos, deslizamentos e risco de temporais.

Foto: Robson Komochena

 

 

Novembro vai terminar com chuva intensa e volumosa no Planalto Norte, segundo dados meteorológicos da Epagri/Ciram.

 

Nesta segunda-feira (28), a circulação marítima fica intensificada por áreas de baixa pressão na média e alta atmosfera, provocando chuva persistente na região. Em Riomafra, o volume de chuva atinge 30 milímetros. A temperatura estará amena e não deve ultrapassar 21°C.

 

Já na terça-feira (29), as áreas de baixa pressão se intensificam ainda mais sobre o Litoral Norte, o que reforça a circulação marítima e provoca chuvas persistentes, volumosas e intensas durante todo o dia. Em Riomafra, o céu fica encoberto e o volume de chuva chega a 40 milímetros. A temperatura se mantém, atingindo novamente máxima de 21°C.

 

A área de baixa pressão na média atmosfera se desloca e seu centro passa a se posicionar sobre Santa Catarina a partir de quarta-feira (30). Esta configuração intensifica ainda mais a circulação marítima, podendo ocasionar temporais com descargas elétricas e rajadas de vento. O volume de chuva em Riomafra atinge 30 milímetros e a temperatura registra máxima de 22°C.

 

Entre quinta-feira (1) e sexta-feira (2) as chuvas perdem intensidade, mas seguem ocorrendo de forma fraca e persistente. A temperatura entra em elevação e atinge máxima de 25°C na quinta e 28°C na sexta.

 

De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, o Planalto Norte se encontra em uma área de atenção para riscos de enxurradas, alagamentos, deslizamentos e temporais, principalmente entre terça e quarta-feira. Confira o mapa:

 

 

Qualquer problema envolvendo este tipo de ocorrência, deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199; ou ao Corpo de Bombeiros, pelo 193.

 

Tendência para os próximos dias

Entre 3 e 7 de dezembro, o sol aparece entre nuvens com pancadas bem isoladas e de curta duração, típicas da estação do ano, por conta do aquecimento. A partir do dia 8, há indicativo de um período quente, porém com menos chuva em todas as regiões.

 

Com informações da Epagri/Ciram e Defesa Civil de Santa Catarina.