Verão começa nesta quarta-feira e deve ter temperaturas acima da média na região

Estação será influenciada pelo fenômeno La Niña e se estende até 20 de março de 2023.

Foto: Robson Komochena

 

 

O verão começa oficialmente nesta quarta-feira (21) às 18h48 (horário de Brasília) para a maior parte do território brasileiro.

 

O fenômeno astronômico conhecido como solstício de verão marca o início da estação. O evento deixa o dia mais longo e a noite mais curta, em termos de iluminação solar.

 

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a estação termina em 20 de março de 2023 às 18h25.

 

O verão é marcado pelo período de elevação das temperaturas em todo o Brasil e as ondas de calor costumam ocasionar rápidas mudanças nas condições do tempo, provocando chuvas fortes, com queda de granizo, descargas elétricas e ventos de intensidade moderada a forte.

 

A estação começa influenciada pelo La Niña, fenômeno climático que já atua há aproximadamente três anos. Porém, a tendência é de que a condição de neutralidade climática retorne, no final do verão ou no início do outono.

 

Desta forma, a previsão é de chuva dentro da normalidade para a época do ano. No entanto, no início da transição da primavera para o verão, algumas áreas de instabilidade no litoral de Santa Catarina e do Paraná favorecem a ocorrência de acumulados de chuva que podem ultrapassar 50 milímetros.

 

Por outro lado, nas demais áreas da região, a possibilidade de pancadas de chuva, com predomínio de tempo seco é maior.

 

Já as temperaturas devem ficar próximas e ligeiramente acima da média para grande parte da região, com máximas que podem passar dos 30°C.