Voluntários rotarianos celebram 115 anos de atuação

“Olhar ao próximo é nosso maior estímulo”, diz presidente Rotariano.

Elas são quase 1,3 milhão de pessoas em 217 países, unidas pela amizade e pelo sentimento do voluntariado. No Brasil, são quase 53 mil rotarianos divididos entre 2379 clubes que neste domingo (23) celebram 115 anos da criação do primeiro clube de lideranças e que atualmente é visto como uma das maiores legiões de voluntários do planeta, focados em servir ao próximo.

“Eu não sei expressar o significado que esse símbolo adquire para a gente. É o prazer de saber que você está lá para ajudar, para fazer a diferença”, diz o presidente do Rotary Clube Rio Negro Riomafra, Afonso Rinaldo Treml. O Rotary Riomafra é o terceiro clube rotariano fundado no município e, prestes a completar 3 anos de fundação, conta atualmente com 25 associados e acumula uma série de ações bem-sucedidas de ajuda ao próximo.

Os projetos desenvolvidos somente pelo Rotary Riomafra nos últimos três anos já beneficiaram diversas pessoas e entidades como as APAES de Mafra e de Rio Negro, Associação Mafrense de Ostomizados, Núcleo Terapêutico Nova Vida, Rede Feminina de Combate ao Câncer, GIRO, Lar do Idoso de Rio Negro e Lar dos Velhinhos de Mafra, Banco de Cadeiras de Rodas, Hospital de Rio Negro, dentre outros. “Juntos temos realizado muitas coisas em tão pouco tempo”, celebra o presidente.

Afonso explica que o clube é composto por profissionais de diversas áreas que a partir do desenvolvimento da liderança em seus segmentos, doam seu tempo, recursos e conhecimentos em projetos que vão muito além da caridade. Os projetos desenvolvidos pelos rotarianos visam ajudar pessoas e entidades menos favorecidas, dando-lhes condições de prosperar e se desenvolver. “É um trabalho de fazer a real diferença para uma mudança de vida nas pessoas”, enfatiza.

Jovem Destaque

Um exemplo de como as ações desenvolvidas pelos voluntários pode mudar a vida das pessoas, é a psicóloga Loriane Heide, hoje também uma rotariana. Ela conta que seus pais vinham de famílias de 14 irmãos cada um e no ano de 2008, sua família era bastante dependente de ajuda. “Éramos muito simples e humildes, minha família recebia ajuda dos programas governamentais, não tínhamos muitas perspectivas”, relata.

Para cursar o ensino médio, ela e os quatro irmãos vinham da localidade da Fazendinha todos os dias. Foi quando a jovem foi convidada a participar da seleção do programa de intercâmbio Jovem Destaque, representando o Distrito 4730. Após inúmeros testes, ela foi selecionada para a bolsa de estudos na Colômbia, que mudou a vida dela e de toda a família. “Foi uma oportunidade que abriu minha mente e da minha família. Meus pais se sentiram pessoas mais importantes, a nossa autoestima cresceu e começamos a acreditar no nosso potencial”, conta.

Ao retornar, Loriane se sentiu estimulada a continuar os estudos e se graduou em psicologia. O exemplo dela foi aproveitado por toda família e seus irmãos também deram continuidade aos estudos, algo que anteriormente era impensável.

Para Loriane, além dos conhecimentos e desenvolvimento da liderança o Rotary deu a ela também a oportunidade de passar adiante essa vivência e atualmente ela integra o grupo de rotarianos como psicóloga responsável pelo Jovem Destaque. Em 2017, a convite do presidente do clube, ela também passou a fazer parte do Rotaract, grupo composto por jovens de 18 a 30 anos, filiados ao Rotary.

Nos últimos dois anos, a psicóloga percorreu mais de 77 mil quilômetros em palestras e treinamentos de projetos organizados pelo Rotary e com isso sente que pode devolver a oportunidade recebida. “O Rotary olhou para mim, olhou para minha família e foi lá na Fazendinha nos buscar. O Rotary nos ensinou a sonhar”, enfatiza.

Em Riomafra, o Rotary ainda desenvolve o aprendizado do voluntariado para crianças e adolescentes. O Rotary Kids vinculado ao clube de Riomafra vai completar 2 anos e possui sete integrantes, que a partir da assistência dos mais velhos, também realizam ações assistenciais. “No final do ano passado, as crianças organizaram um café no Lar do Idoso. Preparam e decoraram as bolachas que compartilharam com os donos da casa, foi uma bela experiência”, conta Afonso.

Prestes a completar 1 ano em Riomafra, o Interact é o segmento filiado ao clube e dirigido a jovens de 12 a 18 anos. Juntos, eles desenvolvem doações, visitas a creches e hospitais, além de promoções para cuidar do meio-ambiente e do bem-estar da população mais carente.