Empresas e população poderão adotar espaços públicos para cuidados e manutenção

Áreas adotadas podem ser utilizadas pelas empresas e pessoas físicas para fins publicitários, desde que sejam preservadas.

Foto: Robson Komochena

 

 

O prefeito de Rio Negro, James Valério, sancionou projeto que institui o programa Adote o Verde, que busca promover o paisagismo, o plantio de árvores e a conservação e manutenção de praças, canteiros, parques e espaços públicos.

 

O objetivo da proposta é incentivar o trabalho em conjunto com a sociedade. Através de um termo de cooperação, empresas e pessoas físicas poderão executar os serviços de conservação, ajardinamento, manutenção, limpeza e recuperação da vegetação de determinadas áreas públicas.

 

A ideia é que a manutenção destes locais seja bancada pelo setor privado, desonerando o poder público de gastos e agilizando os cuidados com as áreas.

 

Em troca, a instituição ou pessoa física poderá utilizar o espaço para fins publicitários, podendo divulgar sua empresa e até instalar placas ou monumentos decorativos, como bancos, relógios e lixeiras.

 

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente ficará responsável pelas normas técnicas, viabilização e fiscalização do projeto.

 

Um edital deve ser lançado em breve com a relação de praças e canteiros que serão disponibilizadas para adoção pela prefeitura.

 

Caso o interessado proponha criar um espaço público novo, deverá apresentar um projeto para análise e aprovação das secretarias de Obras e de Agricultura e Meio Ambiente.

 

Clique aqui e acesse a lei na íntegra.