Manifestantes vão às ruas para pedir mais segurança em Rio Negro

Comerciantes solicitam mais viaturas, policiamento e efetivo policial no município.

Foto: Robson Komochena

 

 

A população rionegrense saiu às ruas na tarde desta sexta-feira (22) para se manifestar contra a falta de segurança no município. Os manifestantes percorreram a área central, cobrando das autoridades mais viaturas, maior efetivo policial e mais ações de segurança.

 

Os protestos partiram de alguns comerciantes do município e ocorreram de forma pacífica e sem vínculo político. Apesar da passeata, o trânsito nas duas pontes e nas ruas não foi interrompido.

 

De acordo com o manifestante Alisson Tolotti, o objetivo do protesto é chamar a atenção para o alto índice de criminalidade e reivindicar mais segurança. “Estamos passando por um momento complicado em Rio Negro e sabemos que muitas pessoas passam por situações de furto e arrombamento e não registram o boletim de ocorrência. Essa falta de dados influencia no nosso número de efetivo policial e a gente sabe que esses casos são diários e que a situação está cada vez mais crítica”, disse.

 

 

Segundo o comerciante Anderson de Andrade, o protesto não é direcionado à Polícia Militar e sim às autoridades. “Sabemos que a Polícia Militar faz o melhor que pode, mesmo com poucos policiais e tendo que atender uma enorme região. Nós precisamos de mais efetivo, policiamento e segurança. Queremos abrir as portas de nossos comércios e saber que estamos assegurados”, disse.

 

Foto: Robson Komochena

 

Na passeata, os manifestantes recolheram assinaturas dos motoristas que passavam pelo local. A partir de terça-feira (26), a ação continua e a população poderá contribuir com assinaturas diretamente nos comércios que apoiam a causa. Após a coleta, o abaixo-assinado será encaminhado à Câmara Municipal, em uma reunião prevista entre os manifestantes e os vereadores.

 

Foto: Robson Komochena

 

Durante os protestos, os manifestantes também solicitaram a presença do prefeito James Valério para prestar esclarecimentos sobre a questão da segurança pública.

 

A assessoria do prefeito afirmou que na tarde de ontem (21) se reuniu com a Polícia Militar, com a Associação Comercial de Rio Negro e com a CDL Riomafra para tratar sobre o tema. Segundo o gabinete, a reunião foi solicitada pelos mesmos representantes do protesto desta sexta, mas que não compareceram ao encontro. Ainda assim, a assessoria garante que a reunião foi muito produtiva e que o prefeito já tem uma agenda no estado para tratar sobre a segurança pública do município.

 

A assessoria informou ainda que o prefeito não foi convidado oficialmente para as manifestações e que estava cumprindo agenda na subprefeitura de Lageado dos Vieiras nesta tarde.

 

Foto: Robson Komochena

 

Foto: Robson Komochena

 

Foto: Robson Komochena