Orientadora educacional da Uninter ministra palestra sobre violência doméstica a alunos de Rio Negro
Iniciativa foi promovida em parceria com o Clube Soroptimista, em comemoração ao Dia Laranja.
A orientadora educacional do polo de Rio Negro da Uninter, Jaquelini Evanizi, em parceria com o Clube Soroptimista, ministrou palestra no Colégio Estadual Alvino Schelbauer em comemoração ao Dia Laranja.
O Dia Laranja é uma iniciativa da ONU Mulheres que ocorre todo dia 25 de cada mês, com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a violência contra mulheres e meninas, além de promover a igualdade de gênero e o empoderamento feminino. A cor laranja foi escolhida por simbolizar a luta contra a violência de gênero e a esperança de um futuro melhor.
Durante a palestra, os alunos refletiram sobre as dificuldades enfrentadas pelas mulheres no cuidado dos filhos, no trabalho e nas relações. A proposta foi sensibilizar os adolescentes sobre a importância da temática da violência contra a mulher e orientar as alunas sobre os sinais de alerta de um relacionamento abusivo. Os estudantes também tiveram a oportunidade de entender melhor sobre a Lei Maria da Penha e a aplicabilidade de medidas protetivas.
Ainda durante o evento, outras representantes do Clube Soroptimista falaram sobre o papel da entidade na luta contra a violência doméstica e sobre o projeto Tambo, iniciativa idealizada pelo grupo para abrigar mulheres vítimas da violência. Através do projeto, que existe desde 2007 em Rio Negro, a mulher vítima de violência doméstica possui um local seguro para ela e os filhos, que são acolhidos com a garantia de seus direitos constitucionais, conforme preconiza a Lei Maria da Penha.