Plantio de árvore marca 20 anos do projeto Bolsa de Sementes da Afubra

Ação promove a conscientização ecológica e a educação ambiental em escolas e comunidades do Sul do país.

 

 

Em um ato simbólico, uma muda de ipê amarelo foi plantada na última quinta-feira (29) na Praça Alemã, em Rio Negro, em comemoração aos 20 anos do projeto “Bolsa de Sementes” da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra). 

 

Além de representantes da Afubra, o evento foi acompanhado pelo prefeito de Rio Negro, James Valério, e pelas equipes das secretarias de Educação e de Agricultura e Meio Ambiente.

 

Fotos: Divulgação

 

O projeto integra as ações do Programa Verde é Vida e nestes 20 anos, já coletou 22.217,4 quilos de sementes de espécies nativas, no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Essa coleta só foi possível pela parceria com professores, alunos e pais e com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Só na região de atuação do Verde é Vida em Mafra e Rio Negro, foram coletados 2.190,4 quilos de sementes.

 

Segundo o coordenador de assuntos corporativos da Afubra, Edemar Pedro Konckel, através do projeto, as sementes de espécies nativas são coletadas pelas escolas e enviadas para o Laboratório de Silvicultura e Viveiro Florestal da UFSM, onde é realizada triagem seletiva por meio da análise visual do estado morfológico e sanitário das sementes. Após a triagem, as sementes viáveis são armazenadas em câmara fria, ficando disponíveis para a doação.

 

 

Em 20 anos de atividades, a Bolsa de Sementes já coletou cerca de 136 espécies nativas em toda a região Sul. “São 20 anos de uma belíssima parceria que rendeu muitos frutos. Será um marco para seguirmos em frente, sensibilizando nossos alunos, professores, pais e comunidade e contribuindo para a preservação e recuperação do meio ambiente”, afirmou Edemar.