Rio Negro recebe nota satisfatória na gestão dos recursos públicos relacionados à pandemia

Diferente da primeira avaliação, em junho deste ano, quando Rio Negro obteve apenas 40 pontos, a avaliação dos dados de setembro de 2020 da gestão Paizani alcançou 89,29 pontos.

Satisfatória é a avaliação do Ministério Público do Paraná (MPRP) quanto a gestão dos recursos públicos relacionados à pandemia do novo coronavírus, na gestão do prefeito Milton José Paizani (PSDB). O dado é parte do levantamento feito pelo MPPR, a partir do Centro de Apoio Técnico à Execução (CAEx), que avalia os Portais de Transparência das prefeituras quanto à transparência dos gastos ligados a covid-19.

 

Diferente da primeira avaliação, em junho deste ano, quando Rio Negro ficou atrás de Piên, Campo do Tenente e Quitandinha, marcando apenas 40 pontos, a avaliação dos dados de setembro de 2020 da gestão Paizani alcançou 89,29 pontos. Dados que colocam Rio Negro em primeiro lugar na região no quesito transparência.

 

 

Outra cidade que cresceu na avaliação do MPRP foi Campo do Tenente: em junho o município marcava 65 pontos, agora está com 79,29. Na contramão vem Piên que caiu 6,52 pontos: antes pontuava 70 pontos, agora está com 63,48 pontos. Quitandinha também caiu, tinha 65 pontos e agora está com 60,99 pontos.

 

Segundo o MPRP, a ferramenta Data Covid-19 analisa os aspectos formais e avalia se os municípios estão cumprindo a lei e divulgando de forma adequada as informações sobre o combate à pandemia em seus portais. No mapa, é possível visualizar o nível de transparência por município e comparar com os demais. O ranking é obtido a partir da avaliação de pontos como o funcionamento do Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (e-SIC) e a publicação de boletins e de legislações municipais relacionados à covid-19.