Alesc aprova projeto sobre entrada de animais em hospitais

A proposta permite que pacientes internados em hospitais públicos e privados sejam visitados por seus bichos de estimação.

Os deputados estaduais aprovaram na sessão ordinária desta quarta-feira (1) um projeto de lei que permite a visitação de animais domésticos e de estimação em hospitais. A matéria foi aprovada em turno único e passará por votação da Redação Final, na semana que vem, antes de serem encaminhadas para análise do Executivo.

A proposta que permite a entrada de animais nos hospitais (PL 355/2019), foi aprovada com apenas dois votos contrários. Ela permite que os pacientes internados em hospitais públicos e privados sejam visitados por seus bichos de estimação. O ingresso dos bichos deverá seguir normas da Organização Mundial de Saúde (OMS) e não será permitido em alas de isolamento, quimioterapia, transplante, queimados, UTIs, farmácia, cozinha, entre outros.

Voto contrário, o deputado Bruno Souza elogiou a intenção do projeto, mas considerou que a lei, se sancionada, pode ferir a liberdade dos hospitais que não concordarem com o ingresso de animais em suas dependências. “Um direito do paciente pode vir a ser uma obrigação para um hospital que não concorde com a presença de animais”, ponderou.

 

Com informações da Alesc.