Após dois anos de luta contra o câncer, morre médico Alberto Gugelmin Neto

Urologista era presidente da Federação Unimed de Santa Catarina.

Foto: Divulgação

 

 

Morreu na manhã desta segunda-feira (5), o médico urologista Alberto Gugelmin Neto.

 

Gugelmin tinha 56 anos e foi à óbito em Joinville, onde estava internado.

 

O urologista enfrentava um câncer de pâncreas há mais de dois anos e, na sua luta contra a doença, ministrou palestras, deixou mensagens e vídeos que viralizaram nas redes sociais em todo o Brasil.

 

Ainda, durante o tratamento da doença, criou o programa “De Repente o Câncer”, para promover a prevenção, ajudar os pacientes e agilizar o atendimento, desde o diagnóstico até os cuidados paliativos.

Desde 2015, Gugelmin era presidente da Federação Unimed de Santa Catarina, liderança da cooperativa médica que hoje é responsável pela assistência da saúde de pelo menos um milhão de catarinenses.

 

Também presidiu a Unimed Riomafra por 11 anos, foi vice-presidente da Unimed do Brasil, conselheiro, presidente e vice-presidente da Unimed Mercosul.

 

Nascido em 1966 em Rio Negro, Gugelmin se formou em medicina pela Universidade Federal do Paraná, em 1990, com especialização em Urologia, além de outros cursos e formações em Oxford e Boston.

 

O médico também foi professor de Patologia e Fisiopatologia na Universidade do Contestado (UNC) e presidente da Associação Médica Miguel Couto.

 

“Foi respeitado e querido por todos que acompanharam a sua caminhada, deixando um exemplo de dedicação à Medicina e ao Sistema Unimed. Consternada por tão dolorosa perda, a Unimed Catarinense presta esta homenagem e se solidariza com todos os que tiveram o grande privilégio de sua convivência. A saudade deixada será tão grande quanto a sua presença”, lamentou a Unimed SC, em nota.

 

As informações de velório e sepultamento ainda não foram divulgadas pelos familiares.