Bolsa-Estudante: Governo de SC reduz em 83% número de bolsas para 2023

Programa prevê o pagamento de um valor a estudantes da rede pública estadual para combater a evasão escolar.

Foto: Divulgação

 

 

O governo de Santa Catarina divulgou nesta sexta-feira (24) o mais recente edital do Bolsa-Estudante, programa cujo objetivo é reduzir a evasão escolar, oferecendo um subsídio a estudantes de Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos matriculados em escolas públicas do estado.

 

Este é o primeiro edital lançado na atual gestão, que manteve a maior parte do modelo implementado em 2022. No entanto, o número de bolsas disponíveis diminuiu de até 60 mil, no ano passado, para 10 mil em 2023, uma redução de 83%.

 

Em nota, a Secretaria de Estado da Educação (SED) afirmou que as bolsas destinadas ao Ensino Médio em 2023 serão concedidas aos estudantes que apresentam maior necessidade, com base nas informações do Cadastro Único do Governo Federal, já que o objetivo do programa é combater a evasão escolar. Além disso, a nota destaca que a distribuição das bolsas está em conformidade com as finanças do Governo Estadual.

 

Segundo o edital, os valores do benefício seguem os mesmos. Anualmente, cada beneficiado receberá até R$ 6.250, divididos em 11 parcelas. Para estar apto ao recebimento, o estudante precisa cumprir vários requisitos, incluindo critérios de renda. Além disso, tanto a família quanto o aluno devem estar inscritos no Cadastro Único do governo federal. Em caso de reprovação, o estudante não poderá receber a bolsa-estudante em anos futuros.

 

Para determinar quem será elegível para o benefício, será realizada uma classificação. Ela será baseada em uma lista única, ordenada pelo valor crescente da renda bruta per capita da família, levando em conta as informações da última atualização do Cadastro Único.