Compras de Dia das Crianças terão alta de 20% em SC, aponta Fecomércio

Expectativa de gastos dos catarinenses será de R$ 236,16.

Foto: Divulgação

 

 

Terceira data mais importante para o varejo, atrás do Natal e Dia das Mães, o Dia das Crianças deste ano está movimentando o comércio catarinense desde o início de outubro.

 

Uma pesquisa da Fecomércio SC sobre a intenção de compras na data aponta alta de 20% no gasto das famílias, uma média de R$ 236,16. 

 

Os dados apontam que, em Santa Catarina, 79,6% das pessoas entrevistadas devem comprar os produtos à vista

Segundo a Fecomércio, a diminuição do pagamento a prazo pode estar relacionada ao maior endividamento das famílias catarinenses, que atingiu 52,% em agosto de 2022, conforme dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência (PEIC) feita pela entidade

 

Sobre a preferência quanto aos produtos, a maior parte dos consumidores deve comprar brinquedos (47,1%), seguido por itens de vestuário (27,6%) e calçados (7,5%).

 

O comércio de rua continua como principal destino de compras dos catarinenses (61,9%), ainda que tenha reduzido consideravelmente a participação nos últimos anos. Já as compras pela internet saltaram de 3,2% em 2019 para 13,0% em 2022.

 

Outro dado apresentado pela pesquisa é que 44,20% dos entrevistados não pretendem fazer nenhum tipo de passeio. Por outro lado, houve um aumento do interesse dos entrevistados em almoçar ou jantar na casa de familiares (9,5%) e almoçar ou jantar em um restaurante (3,7%).