Corpo de Bombeiros de SC lança edital de concurso público para formação de praças

Ao todo, serão disponibilizadas 250 vagas. O valor da inscrição é de R$ 200.

Foto: CBMSC

 

 

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina lançou nesta sexta-feira (1) edital de concurso público para ingresso no Curso de Formação de Praças (CFP). As inscrições abrem na próxima segunda-feira (5) e vão até 5 de janeiro de 2023.

 

Segundo o edital, 200 vagas são destinadas a candidatos do sexo masculino e 50 do sexo feminino, totalizando 250 vagas. O valor da inscrição é de R$ 200.

 

As vagas do edital destinam-se exclusivamente ao reforço do efetivo das organizações pertencentes a 2ª Região Bombeiro Militar (2º BBM, com sede em Curitibanos; 5º BBM, com sede em Lages; 9º BBM, com sede em Canoinhas e 15º BBM, com sede em Rio do Sul) e da 3ª Região Bombeiro Militar (6º BBM, com sede em Chapecó, 11º BBM, com sede em Joaçaba, 12º BBM, com sede em São Miguel do Oeste e 14º BBM, com sede em Xanxerê).

 

O concurso público passará por sete fases. São elas:

– Inscrição;

– Prova escrita (objetiva e redação) – caráter eliminatório e classificatório;

– Avaliação de saúde (médica e odontológica) – caráter eliminatório;

– Avaliação física – caráter eliminatório;

– Avaliação psicológica – caráter eliminatório;

– Investigação social – caráter informativo e eliminatório

– Apresentação de documentos e toxicológico – caráter eliminatório.

 

Curso de Formação de Praças (CFP)

O curso tem aproximadamente 9 meses de duração. Após o ingresso, o candidato aprovado no concurso e matriculado é denominado aluno-soldado bombeiro militar durante o período de formação, com graduação de Soldado 3ª Classe, na condição de Não-Qualificado (NQ). Após a conclusão do curso, os aprovados passam a ser soldados Bombeiro Militar 2ª Classe.

 

O aluno-soldado terá contato com disciplinas teóricas e práticas em diversas áreas do conhecimento e em todas as áreas de atuação operacional, a fim de se capacitar para o exercício de todas as atividades executadas por um soldado.

 

Após a aprovação, os soldados poderão atuar como combatente, socorrista, resgatista, analista de projetos, vistoriador, entre outras funções, de acordo com as competências previstas no Art. 108 da Constituição Estadual.

 

A carreira de Praça oferece as seguintes graduações: soldado 3ª classe, soldado 2ª classe, soldado 1ª classe, cabo, 3º sargento, 2º sargento, 1º sargento e subtenente.

 

Clique aqui para acessar o edital na íntegra.