Governo de SC pretende tirar de circulação caminhões com mais de 30 anos

A iniciativa piloto tem como objetivo tirar de circulação caminhões poluentes. Também se enquadram no programa: ônibus, micro-ônibus e implementos rodoviários – reboques, semirreboques, carrocerias.

Uma polêmica se desenha para os próximos meses em Santa Catarina. O Estado será o primeiro no país a implantar o programa Frota Verde, que está sendo desenvolvido pelo Ministério da Economia, Secretaria da Fazenda de Santa Catarina e Federação de Empresas de Transporte de Carga e Logística do Estado. 

 

A iniciativa piloto tem como objetivo tirar de circulação caminhões poluentes – com mais de 30 anos de idade. Também se enquadram no programa ônibus, micro-ônibus e implementos rodoviários – reboques, semirreboques, carrocerias. 

 

De acordo com o ministério, os primeiros testes do programa devem acontecer ainda neste ano. Sob o aspecto tributário, a ideia é o governo estadual conceder crédito presumido para o frotista comprar caminhão com até 10 anos de uso, em cooperativas e bancos, deixando de usar o veículo mais antigo, que deverá ir para sucata.

 

Ainda nesta semana deve acontecer mais um encontro, desta vez com os empresários de médio e pequeno porte do setor. O modelo matemático de taxas de juros e de prazo para pagamento do veículo novo ainda precisa ser definido.