Quem são os prefeitos de Santa Catarina presos em operação do GAECO? Veja

A operação investiga suspeita de fraude em licitação, corrupção ativa e passiva, organização criminosa e lavagem de dinheiro no setor de coleta e destinação de lixo dos municípios.

Prefeitos Antônio Rodrigues (Balneário Barra do Sul), Luiz Henrique Saliba (Papanduva) e Deyvison Souza (Pescaria Brava). Fotos: Divulgação

 

 

Três prefeitos catarinenses foram presos durante a operação “Mensageiro”, realizada na manhã desta terça-feira (6).

 

A ação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) e do grupo especial anticorrupção do Ministério Público aconteceu em mais de 30 municípios catarinenses.

 

A operação investiga suspeita de fraude em licitação, corrupção ativa e passiva, organização criminosa e lavagem de dinheiro no setor de coleta e destinação de lixo dos municípios.

 

Durante a operação, três prefeitos foram presos: Antônio Rodrigues (Balneário Barra do Sul), Luiz Henrique Saliba (Papanduva) e Deyvison Souza (Pescaria Brava).

 

O que dizem as Prefeituras

Papanduva

Em nota à imprensa, a Prefeitura de Panduva informou que todos os servidores se colocaram à disposição das autoridades:

 

“O Governo do Município de Papanduva esclarece que na manhã de hoje, 6, foi realizada uma operação do GAECO (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), repetida em outras prefeituras de Santa Catarina, e prezando pela transparência, todos os servidores colocaram-se à disposição das autoridades, fornecendo a documentação exigida e colaborando com a apuração dos fatos.”

 

Pescaria Brava

A Prefeitura de Pescaria Brava emitiu uma nota oficial sobre o fato:

 

“A Prefeitura Municipal de Pescaria Brava/SC, por intermédio de seu Chefe de Gabinete, confirma que foi realizada uma operação na manhã desta terça-feira (6) pelo GAECO (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) junto as repartições do Poder Executivo Municipal, assim como em várias outras prefeituras do Estado de Santa Catarina. Desta feita, prezando pela transparência, o Poder Executivo Municipal se colocou à disposição das autoridades, através de seus Secretários Municipais e forneceu toda a documentação exigida, cooperando na apuração dos fatos.”

 

Balneário Barra do Sul

A Prefeitura de Balneário Barra do Sul também informou, em nota, que está colaborando com as investigações:

 

“A Prefeitura de Balneário Barra do Sul informa que ocorreu uma operação do GAECO nesta terça-feira (6), no município similar em outras cidades de SC. O prefeito Antônio Rodrigues disponibilizou os documentos solicitados a partir de 2019, necessários à investigação. A Prefeitura está colaborando com às autoridades e aguarda que os fatos sejam devidamente esclarecidos.”