Relatório final da CPI dos Respiradores será apresentado em 20 de agosto

Deputados encerraram a fase de investigação da CPI após terem acesso aos últimos depoimentos do inquérito.

O relatório conclusivo da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apura a compra dos 200 respiradores artificiais pelo governo do Estado será lido no próximo dia 20 de agosto. A data foi definida durante a reunião do colegiado no início da noite desta terça-feira (28), na Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

O relator, deputado Ivan Naatz (PL), informou que fará uma leitura preliminar para os integrantes da CPI no dia 18. Segundo ele, com os depoimentos que estavam em segredo de Justiça na Operação Oxigênio – executada pela força-tarefa formada pelo Ministério Público, Polícia Civil e Tribunal de Contas do Estado – e que foram compartilhados com a comissão, não há mais necessidade de outros ofícios, petições ou oitivas de testemunhas.

“Se vê indiscutivelmente que o governador faltou com a verdade para a CPI ao responder o questionário que enviamos. Ele sempre tentou dizer que não sabia sobre o pagamento antecipado dos equipamentos, mas já sabia muito antes”, comentou o parlamentar.

A CPI dos respiradores foi instituída no dia 5 de maio, uma semana depois da compra dos 200 aparelhos ser denunciada originalmente em uma reportagem do The Intercept Brasil. Nos quase três meses de atividade, a comissão teve depoimentos de diversos membros do governo e servidores que participaram de alguma forma da compra, além de empresários envolvidos na negociação.