SC autoriza atividades de treino para atletas profissionais e amadores

Partidas e jogos não estão liberados. Entre as orientações estão a higienização de todos os equipamentos utilizados nos treinos.

A Secretaria de Saúde de Santa Catarina autorizou as atividades de treino para desportistas profissionais e amadores em Santa Catarina, desde que sejam adotados cuidados para evitar o contágio pelo coronavírus. A liberação vale a partir desta segunda-feira (11), e está na Portaria nº 272/2020, publicada no Diário Oficial do Estado.

Entre as orientações estão a higienização de todos os equipamentos, participação apenas de pessoas com pelo menos 12 anos de idade, evitar cumprimentos antes e após as atividades, não compartilhar garrafas de água e outros itens pessoais, tomar banho apenas em boxes individuais e evitar aglomeração em áreas comuns como vestiários e refeitórios, entre outras.

No caso de sentir sintomas como tosse, febre, cefaleias, dores no corpo, dispneia, fraqueza generalizada, perda do olfato ou paladar e sintomas gastrointestinais, ou se residir com pessoas com esses sintomas, o atleta deve comunicar imediatamente o responsável médico do clube.

A Portaria também prevê que a fiscalização dos estabelecimentos ficará a cargo das equipes de Vigilância Sanitária e Segurança Pública.

Jogos não estão liberados

A Polícia Militar de Mafra emitiu nota sobre o caso e reforçou que partidas e jogos não estão liberados; nem mesmo jogos entre amigos com horários pagos em ginásios. “O decreto deixa claro que cada atleta treina com a sua bola, raquete ou equipamento identificado e higienizado previamente. Solicitamos às pessoas para que continuem mantendo o distanciamento social e atentando para as normativas dos órgãos de saúde”, ressaltou a guarnição.