SC vai decretar situação de emergência por causa das chuvas

Anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (1º) pelo governador Carlos Moisés.

Foto: Robson Komochena

 

 

O governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, anunciou na manhã desta quinta-feira (1) que vai decretar situação de emergência, por conta das fortes chuvas que atingem o Estado há cinco dias.

 

Segundo Moisés, a decisão deve ser publicada ainda hoje, no Diário Oficial. O objetivo do documento é garantir mais agilidade para auxiliar os municípios.

 

“Nós tivemos seis vezes mais chuvas do que o normal neste período, o que trouxe tantos transtornos, como alagamentos e deslizamentos de terra”, disse o governador.

 

Segundo David Bussarello, chefe de Defesa Civil de Santa Catarina, ao menos 70 municípios foram atingidos de maneira direta pelas chuvas e centenas de pessoas estão desalojadas, principalmente na Grande Florianópolis.

 

“É uma situação complexa. A determinação do governador é que a gente olhe as pessoas de frente e atenda todos os cidadãos da melhor maneira possível. É assim que a gente tem feito nessa situação tão difícil”, pontua.

 

Além do Corpo de Bombeiros Militar, a Polícia Militar também colocou à disposição aeronaves e embarcações para atendimento de pessoas atingidas pelas chuvas.

 

Conforme o boletim divulgado pela Defesa Civil estadual, ao menos 18 municípios já decretaram situação de emergência. São eles: Araquari, Joinville, São Bento do Sul, Joinville, Luiz Alves, Corupá, Guaramirim, Rio dos Cedros, Campo Alegre, Santo Amaro da Imperatriz, Benedito Novo, Palhoça, Rancho Queimado, São José, Águas Mornas, Antônio Carlos, Armazém e Anitápolis. Há registro de 882 desalojados e 195 desabrigados.

 

Também ocorreram duas mortes em decorrência das chuvas, em Palhoça e Brusque. Além disso, um bombeiro militar desapareceu em Navegantes, no Litoral Norte, enquanto resgatava um corpo na água.