Conheça 7 doenças de pele que causam manchas

Muitas pessoas relacionam o surgimento de manchas na pele apenas com a alta exposição solar – que aumenta a produção de melanina.

Muitas pessoas relacionam o surgimento de manchas na pele apenas com a alta exposição solar – que aumenta a produção de melanina. Porém, dependendo de suas características, essas marcas no corpo também podem significar algum tipo de doença de pele como o melasma, pano branco (micose) e o vitiligo, por exemplo.

– Continua após a publicidade –

Conheça sete problemas que causam manchas na pele e o tratamento mais indicado para cada uma delas:

Melasma

A médica explica que o melasma é uma doença de pele que se caracteriza por manchas na pele das cores castanhas e marrons, de aspecto rendilhado, que aparece no rosto, principalmente nas bochechas, região acima do lábio e testa. O melhor tratamento para as manchas de melasma é clínico e consiste no uso diário e regular de filtro solar de amplo espectro, com fator alto e com cor de base, além do uso de clareadores tópicos.

Vitiligo

O vitiligo é uma doença autoimune com predisposição genética na qual o nosso próprio sistema de defesa ataca os melanócitos (células responsáveis pela produção do pigmento da pele) e causa a despigmentação da pele, ou seja, o surgimento das manchas brancas. O tratamento depende da extensão do quadro, da idade do paciente, do quanto as manchas incomodam e da velocidade de surgimento e pode ser feito com pomadas, fototerapia, exposição solar controlada e até alguns tratamentos orais e lasers.

Psoríase

É uma doença de pele inflamatória e crônica, que se caracteriza por manchas vermelhas e, muitas vezes, com descamação prateada. Ela acomete cotovelos, joelhos e couro cabeludo, mas pode causar lesões em toda a pele, inclusive nas unhas. O tratamento pode ser feito com cremes, pomadas, tratamentos orais, fototerapia e até com medicamentos injetáveis em casos selecionados.

Dermatite

A dermatite é um nome geral para inflamação da pele e se manifesta com manchas vermelhas e descamativas, podendo ter bolinhas vermelhas em alguns casos. O tratamento depende da causa e por isso deve ser sempre orientado por um médico dermatologista.

Acne (espinhas)

A acne é uma doença de pele inflamatória crônica da unidade pilossebácea caracterizada pelas lesões de cravos e espinhas. Ela atinge cerca de 98% dos adolescentes e pode permanecer na vida adulta, principalmente nas mulheres. O problema possui intensidade leve, com aumento da oleosidade e alguns cravos, ou quadros moderados e graves com lesões inflamadas, cistos e até nódulos, além de cicatrizes. A acne pode ter tratamentos tópicos e sistêmicos, dependendo da gravidade. É importante ressaltar que a acne deve ser tratada de forma precoce e eficaz para prevenir o surgimento de manchas e cicatrizes.

Melanoma

Trata-se de um câncer de pele, que se manifesta como uma pinta escurecida ou com múltiplas cores, assimetria e bordas irregulares, podendo crescer e apresentar alguns sangramentos. O tratamento é cirúrgico e deve ser feito precocemente.

Pano branco

O pano branco é uma micose superficial de pele, conhecida como pitiríase versicolor. Se manifesta como manchas superficiais, principalmente nas costas e podem ter várias cores – castanhas, brancas ou avermelhadas com descamação. O tratamento em geral é feito com produtos tópicos e alguns shampoos específicos. A micose (pano branco) é comum no verão e em pacientes com a pele oleosa e, apesar de ser causada por fungos, não é contagiosa, uma vez que o fungo responsável é parte da nossa flora natural.

Para saber como está a saúde da sua pele, agende uma consulta com a dermatologia da Clínica E-Vida. Acesse clinicaevida.com.br ou fale com um atendente via WhatsApp, clicando aqui.

Serviço

Clínica E-Vida

Responsável Técnico:

Dr. Emmanuel Gonçalves de Azevedo Lima (CRM 033145/PR)

Rua Nicolau Bley Neto, 351, Centro

3642-6829 / WhatsApp 99165-8818