Covid-19: Mafra vacina mais de 93% da população adulta com primeira dose

Secretário de Saúde, Plínio Saldanha, espera iniciar vacinação de adolescentes a partir de 9 de setembro.

Foto: Divulgação

 

Continua após a Publicidade

Continua após a Publicidade

 

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou nesta quarta-feira (1) balanço da vacinação contra a covid-19, em Mafra. Até o dia 31 de agosto, considerando a população adulta, o índice chegou a 93,77 % de pessoas que receberam a primeira dose e 44,43 % com esquema completo ou dose única, totalizando mais de 56 mil doses aplicadas.

 

Comparado a outros municípios, Mafra é um dos que mais vacinou sua população com a primeira dose, a frente de Joinville (88 %), Jaraguá do Sul (85 %), São Bento do Sul (84,95 %), Barra Velha (75,2 %), Araquari (71,9 %) e São Francisco do Sul (60%).

 

No momento, a faixa etária que está sendo vacinada é de 18 anos ou mais, além dos demais grupos com a segunda dose, como pessoas com comorbidades, deficiência e idosos.

 

Segundo a secretaria, o município já está com planejamento elaborado para atingir faixas etárias menores, de 7 a 12 anos, mas tudo ainda depende do envio de doses pelo Governo de Santa Catarina. “Para o público de 12 a 17 anos a vacina aprovada pelo Governo Federal é a Pfizer, então temos de receber um determinado número de doses que supra o quantitativo dessa população”, explicou o secretário Plínio Saldanha, que espera iniciar a vacinação dos adolescentes a partir de 9 de setembro.

 

Casos e mortes em agosto

Durante todo o mês de agosto, foram contabilizados 221 casos positivos para doença, cerca de sete casos por dia em Mafra. Também foram registrados quatro óbitos, nos dias 9, 21, 22 e 31 de agosto.