Serviços de telefonia e empréstimo lideram reclamações de mafrenses no Procon
O Procon de Mafra realizou cerca de 1150 atendimentos no primeiro semestre do ano.

O Procon de Mafra apresentou balanço das atividades realizadas no primeiro semestre do ano. Ao todo foram realizados 1150 atendimentos, com média mensal de 191.
Na liderança das reclamações consta o serviço de telefonia celular, seguida de empréstimos consignados, compras online em sites falsos, entre outros.
Segundo o diretor do Procon de Mafra, Daniel José da Costa, os principais casos envolvendo o serviço de telefonia incluem planos com fidelidade não comunicada ao cliente, o desconto de créditos e a cobrança de pacotes vendidos por telefone.
“Neste caso, basta um sim do consumidor. A proposta é válida pela lei como contratada e se não for ao Procon em sete dias para cancelar (conforme artigo 49 da Lei 8.078 de 11 de setembro de 1990) fica difícil intervir”, disse.
Quanto a empréstimos consignados para aposentados e pensionistas sem autorização do consumidor, o diretor do Procon alerta para que esse público tome cuidado. “Sempre que verificar algum valor estranho em conta, se certifique no banco para ver o que é. Caso desconheça o motivo, procure o Procon para a resolução”.
Outro tipo de reclamação muito comum no período de pandemia foram as compras pela internet em sites falsos. “Na dúvida não compre, pois hoje e principalmente nessa época de pandemia estão ocorrendo muitos golpes, onde estelionatários utilizam o site de empresas e na hora da compra conseguem pegar todos os dados do consumidor para futuros golpes”, ressalta o diretor.
Outra recomendação é quanto ao momento de pagar a compra. “Sempre ao pagar na opção boleto, verificar o beneficiário. Se for pessoa física não pague e se for pessoa jurídica, verifique o CNPJ da empresa para ver se é a mesma antes de efetuar o pagamento”, finaliza.
Serviço
Procon de Mafra
Rua Dr. José Boiteux, 41, Esquina com Rua Independência
3642-5822, 3642-4378 e 3642-1880