Carise Krahl

Bióloga, herborista e artesã, transforma tecidos e ervas aromáticas em produtos de cuidados naturais e bem-estar.

Vamos tomar um chá?

Os benefícios dos chás são tão diversos quanto as incontáveis propriedades medicinais que estão sendo cada vez mais estudadas no mundo científico.

Fotos: Carise Krahl

 

 

A correria do dia a dia parece a desculpa perfeita para deixar os cuidados naturais de lado e ceder a resultados rápidos, que resolvam o sintoma, que na verdade é só a ponta do iceberg. Cada sintoma traz muitas causas: dores mal resolvidas, do corpo e da alma, alimentação deficiente ou em excesso, falta de tempo, anos de descuido com a saúde, entre tantos outros. Tudo corre… o dia, as entregas, os filhos, o tempo, a vida. Mas quem deve ditar o ritmo somos nós!

 

Certamente uma xícara de chá com a planta tirada do quintal já passou por cada um de nós em algum momento. Da avó, da tia, da mãe, da merendeira da escola em tempos idos. Esse é o tipo de chá que nunca veio sozinho. Chá não é ″água + erva″. Chá é afeto! Mas sempre tem a energia de quem prepara, a natureza que se transforma em ciência quando a água na temperatura certa extrai os princípios ativos da planta e te permite usar as propriedades medicinais de forma adequada, e nas entrelinhas dos compostos fenólicos sempre tem um recado de que algo maior nos rege.

 

 

Os benefícios dos chás são tão diversos quanto as incontáveis propriedades medicinais que estão sendo cada vez mais estudadas no mundo científico. A medicina tradicional de muitos povos usa as plantas há milênios. Sim, milênios! Mas ainda temos poucas plantas estudadas a fundo, com critério. A cada descoberta, um mundo de possibilidades se abre e vamos percebendo que toda cura está na natureza e dentro de nós. O único perigo reside nas informações rasas e desencontradas, no uso sem conhecimento e no excesso, que nunca é positivo.

 

Para iniciar de forma bem saborosa essa coluna, vou deixar um link onde você encontra três receitas de chás com funções diversas: um digestivo, um calmante e um para foco.

 

Chá, infusão, decocção… O nome aqui é o que menos importa. Na nossa cultura chamamos de chá quase toda bebida quente feita a partir de plantas. Não vamos nos ater às convenções, mas no decorrer dos meses, de forma leve, pretendo trazer muitas informações seguras para você aproveitar todos os benefícios da natureza e ter um dia mais agradável e a sensação de bem-estar que estes cuidados feitos de forma consciente proporcionam.

 

Espero te encontrar por aqui, com uma boa xícara de chá em mãos, e cinco minutos de descanso para uma leitura proveitosa!

 

Um abraço com aroma de Lavanda!

 

Nota da autora: O uso das plantas descritas na medicina tradicional não substitui os medicamentos prescritos por médicos. Gestantes, crianças e pessoas com sensibilidade/alergia devem ter o cuidado de buscar informação acerca do uso. A identificação correta da planta é essencial para o uso seguro. Por fim, observe seu corpo e suas reações: cada individuo é único e reage de forma diversa aos compostos de cada planta.

 

A natureza oferece inúmeros benefícios, basta que saibamos usar com responsabilidade!

 

″Da terra o Senhor criou os remédios, o homem sensato não os despreza.″ (Eclo 38,4)