Cleber Odorizzi

Formado pela Associação de Sommelier de SC, o especialista fala do mundo dos vinhos, trazendo curiosidades, formas de cultivo de uvas e outras tendências.

A encantadora Pinot Grigio

Considerada uma das principais uvas brancas, a Pinot Grigio produz refrescantes vinhos brancos e delicados espumantes.

Foto: Divulgação

 

 

Na coluna anterior, falamos um pouco sobre a Riesling, uma variedade de uvas brancas que confere ao vinho incrível elegância e complexidade e uma habilidade inigualável de expressar o terroir. Hoje, falaremos um pouco sobre a Pinot Grigio (ou Pinot Gris), uma uva francesa, popular na América do Norte e Alsácia, e renomada na Itália.

 

Trata-se de uma uva branca que produz vinho leves, claros e refrescantes e delicados espumantes. Ideal para os dias quentes e ensolarados. No aroma ela é discreta, mas muito elegante. Diante dessa característica são versáteis e fáceis de harmonizar, podendo, inclusive, serem servidas juntamente com saladas.

 

Cruzamento das castas Pinot Noir e Pinot Blanc, a Pinot Grigio produz vinhos de característica distinta, comparando o seu local de cultivo. Isso importa no reconhecimento de boa expressão do terroir. Ou seja, o que é produzido no Brasil, será distinto do que é produzido no velho mundo. Isso é fenomenal, pois traduz características do local, permitindo a criação de uma grande variedade de estilos de bebidas, conforme as técnicas vitiviníferas empregadas.

 

Quando cultivada em regiões frias, o resultado são rótulos frescos e delicados, muito complexos em aromas. Notas frutadas, florais e minerais podem ser observadas, como toranja, maçã verde, limão, flores brancas, erva-cidreira, tomilho, entre outros. Em regiões mais quentes, as altas temperaturas fazem com que as bebidas sejam mais estruturadas e apresentem mineralidade. Com relação aos diferentes países produtores, os vinhos brancos italianos tendem a ser mais leves e refrescantes, enquanto os rótulos franceses apresentam mais corpo e picância.

 

Alguns produtos podem surpreender na experiência, no entanto, pela adaptabilidade e frescor, quando produzidos em grandes escalas, podem se tornar um tanto comerciais, perdendo a característica desejada.

 

Santé!