Lucimara Kauva

A enfermeira traz dicas e informações sobre saúde com temas cotidianos.

Qual a importância das leguminosas na alimentação?

Segundo a nutricionista Jaqueline Hack, as leguminosas são importantes fontes de vitaminas, proteínas e minerais.

 

 

O Dia Mundial das Leguminosas é comemorado em 10 de fevereiro. O objetivo da data é incentivar o consumo de grãos e alertar a população sobre a importância das leguminosas para uma alimentação saudável.

 

Consideradas excelentes fontes de proteínas, ferro e fibras, as leguminosas fazem parte de uma dieta balanceada, sendo uma opção com excelente valor nutritivo para populações com acesso reduzido aos derivados de leite e carne.

 

Em entrevista à enfermeira Lucimara Kauva, a nutricionista Jaqueline Hack falou um pouco sobre a importância destes alimentos. Confira:

 

O que são as leguminosas?

As leguminosas não são a mesma coisa que os legumes. Chamamos de leguminosas sementes como feijão, lentilha, grão-de-bico, soja, ervilha e até mesmo o amendoim. Estes alimentos se destacam principalmente pela quantidade de proteínas e minerais. A base da alimentação do brasileiro, que é o arroz e o feijão, fornece a quantidade ideal de nutrientes, proteínas e minerais para uma dieta equilibrada. É importante não fugirmos desta base se quisermos emagrecer e ter mais saúde.

 

Qual a importância das leguminosas?

As leguminosas são fonte de fibras, que contribuem para o bom funcionamento do intestino e ajudam a diminuir a absorção de colesterol e gordura. Além das fibras, as leguminosas são ricas em proteínas. Logo, quem segue uma alimentação vegana ou vegetariana, conseguirá bater as proteínas necessárias por meio destas sementes. As leguminosas também são fonte de ferro e muito indicadas a pacientes com anemia. Também são ricas em vitaminas do complexo B e zinco, mineral muito importante para a imunidade.

 

Quais as leguminosas mais conhecidas no Brasil?

A gente tem uma variedade muito grande de leguminosas no país. Existem feijões de várias cores. Na nossa região, o mais comum é o feijão preto, mas tem o feijão branco, o vermelho, o marrom. A lentilha, o grão-de-bico e a ervilha também são bastante comuns. Apesar das variações, as leguminosas possuem propriedades muito parecidas. Não existe uma melhor que a outra. O que pode alterar a composição é a forma de preparo. Por exemplo, na hora de fazer o feijão, é importante separar os grãos e deixá-los de molho na água por pelo menos 12 horas. Desta forma, o feijão vai cozinhar mais rápido e neutralizar as enzimas que fermentam o feijão no intestino, diminuindo a produção de gases. Esse cuidado com o preparo do alimento exige paciência e uma conexão maior com o alimento. Outra forma de melhorar a digestão é utilizar temperos adequados. O louro, por exemplo, estimula a atuação das enzimas digestivas e auxilia na absorção de nutrientes.

 

Qual a diferença entre legumes e leguminosas?

Os legumes são vegetais que podem ter seus frutos desenvolvidos tanto na parte exterior da terra como abaixo dela, como a cenoura, a abobrinha, o chuchu, o couve-flor e o brócolis. Eles pertencem a um grupo diferente das leguminosas e as pessoas confundem mais por conta da nomenclatura.

 

Qual a influência das leguminosas para a alimentação diária?

Um prato com 50% de vegetais e 50% de arroz e feijão garante total saciedade. Fazer dieta e cuidar da alimentação não significa passar fome. Você só precisa adequar o volume de alimentos para ter os nutrientes necessários e se sentir saciado.

 

Qual a relação das leguminosas com as oleaginosas?

As oleaginosas pertencem ao grupo das castanhas, nozes e amêndoas. Também são sementes, mas possuem alto teor de gordura. Muitas pessoas acham que o amendoim pertence ao grupo de oleaginosas, mas na verdade ele é uma leguminosa.

 

Qual a indicação de consumo diário de leguminosas?

Hoje nós trabalhos com o Guia da População Alimentar que indica o consumo de leguminosas de uma a duas vezes ao dia.

 

Qual a importância do Dia Mundial das Leguminosas?

Esta data é muito importante no mundo da nutrição. O dia foi criado para reafirmar a contribuição das leguminosas à agricultura sustentável e para valorizar estes alimentos extremamente ricos em nutrientes e essenciais para uma alimentação balanceada. Além disso, por ser uma proteína de baixo custo, é uma alternativa mais barata para a dieta.