Cleber Odorizzi

Formado pela Associação de Sommelier de SC, o especialista fala do mundo dos vinhos, trazendo curiosidades, formas de cultivo de uvas e outras tendências.

El Enemigo, a expressão da Argentina

Vinho é produzido com diversas variedades de uvas, resultando em um blend complexo e refinado.

Foto: Divulgação

 

 

Projeto pessoal de Alejandro Vigil, enólogo-chefe da renomada vinícola CatenaZapata, e de Adriana Catena, filha de Nicolas Catena, os vinhos El Enemigo são a mais pura expressão do que de melhor se produz hoje na Argentina.

 

O El Enemigo nasceu da decisão de Adriana e Alejandro de fazer um vinho juntos, que pudesse representar o profundo respeito de ambos pela história e pela tradição, e ao mesmo tempo mostrasse irreverência. É mais do que sabido que a Argentina é o país da Malbec, uva do sudoeste da França, que encontrou no vizinho país locais de clima e solo perfeitos para desenvolver seus melhores atributos.

 

Apesar disso, foi com a uva Cabernet Franc que um dos vinhos mais espetaculares e de caráter único surgiu. Os Cabernet Franc mendocinos são vinhos mais redondos, concentrados e maduros.

 

Os amantes da Cabernet Franc saberão que essa variedade, ao menos na França, pode adotar identidades contraditórias – desde os frescos e ligeiros exemplares do Loire, até os muito mais corpulentos expoentes de Saint-Émilion, em Bordeaux. Essa dicotomia, que pode dividir os fãs do Cabernet Franc no mundo, na Argentina, em geral – e em Mendoza especificamente –, ainda não existe.

 

No caso dos vinhedos da El Enemigo, uma filosofia é seguida, dando especial atenção à densidade de plantação, que varia de dez mil a doze mil plantas por hectare e à quantidade de cachos por planta, que foi limitada a incríveis dois cachos.

 

Outro diferencial é a colheita múltipla. As uvas são colhidas em diferentes momentos de maturação, vinificadas separadamente e posteriormente os vinhos passam pela mescla de uvas em proporções determinadas pelo enólogo, garantindo maior complexidade e alta qualidade.

 

Seu perfil aromático fornece uma textura suave e aveludada no palato com uma mistura inebriante de caráter de frutas vermelhas e pretas. Espere por amoras, groselhas, framboesas, cerejas e especiarias muitas vezes picantes, folhas de tabaco, juntamente com tendências florais, de ervas ou minerais para que ele generosamente faça seu caminho até a taça.

 

Salut!