Cleber Odorizzi

Formado pela Associação de Sommelier de SC, o especialista fala do mundo dos vinhos, trazendo curiosidades, formas de cultivo de uvas e outras tendências.

Qual a diferença entre o vinho do Porto e o vinho Madeira?

É comum a confusão entre eles, embora haja vários aspectos a diferi-los, que vão da região em que as uvas são cultivadas até as técnicas de envelhecimento.

Fotos: Divulgação

 

Todos em algum momento já ouviram falar sobre o vinho do Porto. Mas há outro vinho fortificado muito famoso: o vinho Madeira. A relação entre ambos é decorrente da classificação de vinhos fortificados. É comum a confusão entre eles, embora haja vários aspectos a diferi-los, que vão da região em que as uvas são cultivadas até as técnicas de envelhecimento. Porto e Madeira são vinhos diferentes!

 

Para compreender melhor, o vinho fortificado é um estilo. Como vinho espumante, tinto, doce, por exemplo. Fortificado é aquele que recebe a adição de um destilado, mais comumente de aguardente vínica (no caso do Porto) e álcool vínico (no Maidera), durante o seu processo de produção. Essa mistura interrompe a fermentação, tornando-a parcial, e faz subir o teor alcoólico. É disso que deriva a ideia de fortalecimento, pois o vinho preserva sua qualidade por longo tempo.

 

A diferença entre os dois produtos refere-se à região de cultivo e as castas das uvas. O Madeira tem origem na ilha que leva esse nome e fica localizada entre os continentes europeu e africano, a 600 quilômetros do Marrocos. É isso mesmo. O nome vinho da Madeira é produzido em uma ilha em Portugal. O Porto, na cidade homônima e cercanias, utiliza as uvas do Vale do Douro, mais famosa região vinícola portuguesa.

 

Vinho Madeira é produzido na Ilha de Madeira, em Portugal.

 

Outro ponto importante de se anotar é a diferença climática entre as duas localidades. Na ilha, o cultivo é feito em terras altas, com clima quente e úmido. No Douro, o verão é quente e seco, com invernos em baixas temperaturas. Isso interfere na maturação da uva.

 

As castas de uvas Tinta Roriz, Franca, Tinto Amarela, Tinta Barroca, entre outras são as mais tradicionais na produção de vinho do Porto tinto. Já no caso do vinho Madeira, Tinta Negra Mole, Bastardo, Malvasia e Cercial estão entre algumas das uvas mais envolvidas no processo.

 

Por fim, outro ponto de antagonismo se refere a quantidade de açúcar entre os vinhos. Essa diferença se dá quando a fermentação é interrompida com a adição de aguardente vínica. Sendo menor o tempo de fermentação, mais doce resulta o vinho. Sendo mais tardia, teremos uma bebida mais seca.

 

O vinho do Porto, costuma ser mais doce que o vinho Madeira. Se não provou, corre que vale muito a pena.