Cleber Odorizzi

Formado pela Associação de Sommelier de SC, o especialista fala do mundo dos vinhos, trazendo curiosidades, formas de cultivo de uvas e outras tendências.

Vinhos e churrasco: como aproveitar esta combinação

Descubra qual a harmonização mais adequada para cada tipo de carne.

Foto: Divulgação

 

 

Umas das combinações mais perfeitas de comida com vinho é o churrasco. Não à toa que instintivamente a harmonização acontece de forma bem acertada pela maioria dos consumidores. A razão disso é muito simples, o vinho com o churrasco é uma das mais fantásticas harmonizações.

 

Mas como nem tudo pode ser uma verdade absoluta, vamos refinar um pouco mais esse conjunto, permitindo que a harmonização seja melhor ainda.

 

Uma coisa é certa: nem todos os vinhos funcionam com todos os tipos de carnes.

 

Começamos com uma regra de harmonização que vai ajudar você a entender porque vinho combina com carne.

 

As carnes são ricas em proteínas, gorduras entre outras substâncias, e além de já terem muito sabor, este ainda é potencializado pelo fogo da churrasqueira. Portanto, em regra geral, vinhos com mais estrutura e corpo combinam muito bem com as carnes.

 

E por que sempre ouvimos dizer que os vinhos tintos combinam mais com as carnes vermelhas?

 

Porque um dos componentes presentes nos vinhos tintos são os taninos que conferem aos vinhos estrutura e corpo, que vão combinar muito bem com esse tipo de carne.  E é principalmente em razão dessa situação, que na região Sul se consome as uvas Malbec, Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc, em um volume expressivamente maior.

 

Na prática:

 

Churrasco de carne de porco: é muito comum deixarmos a carne de porco marinando em algum tipo de molho com ervas ou especiarias antes de levá-la à churrasqueira ou mesmo servir com algum tipo de molho. Como é uma carne um pouco mais magra, vai muito bem com vinho tinto de corpo médio ou mais leve como Mencía, Pinot Noir, Merlot, Garnacha e até mesmo um Gamay. Caso você use parte do porco com mais gordura, o vinho pode ser um pouco mais potente como o Malbec.

 

Churrasco de carne bovina: geralmente não usamos muitos temperos nesse tipo de carne, somente sal e pimenta. E para acompanhar essa carne, o vinho pode ser de corpo médio ou mais encorpado, como Syrah, Touriga Nacional, Tempranillo, Cabernet Sauvignon, Cabener Franc, Tannat, Malbec, Nebbiolo e alguns cortes de Bordeaux.

 

Churrasco de carne de frango: carne mais magra como a de frango feita na churrasqueira fica ótima com vinhos brancos de Chardonnay envelhecido em barrica, um rosé ou tintos mais jovens e leves de Gammay ou Pinot Noir. Outra opção são os vinhos espumantes que são bastante gastronômicos.

 

Carne de caça: podemos também fazer churrasco com carne de javali, pato, faisão que tem um sabor mais marcante e pedem vinhos tintos mais maduros que podem ser Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Tempranillo, além de alguns italianos da região da Toscana.

 

Churrasco de carne de cordeiro e cabrito: esse tipo de carne tem um sabor mais intenso e vai muito bem com vinhos que apresentam notas de especiarias e animais (couro), ou seja, vinhos que passaram por envelhecimento em madeira. Boas sugestões seriam um Monastrell, Tannat e Syrah.

 

Cada pessoa tende a ter um gosto peculiar e não há problemas nisso. Até porque, o gustativo de cada uma sofre variações, algumas delas, muito peculiares. Se tem alguma combinação que goste, compartilhe conosco.