Dircelene Dittrich

Toda semana, um bate papo com troca de experiências sobre projetos em prol da sociedade.

Setembro Amarelo: entenda a importância da prevenção ao suicídio

Segundo psicóloga, o estigma e o tabu em relação ao tema desestimulam a procura de ajuda.

 

 

O programa da apresentadora Dircelene Dittrich recebeu nesta semana a psicóloga clínica Ivonete Emerich que trouxe informações importantes sobre a campanha Setembro Amarelo e o combate ao suicídio.

 

Segundo a psicóloga, em 2022, o Brasil registrou uma média de 44 mortes por suicídio diariamente. Os dados alarmantes evidenciam a necessidade de conscientização e apoio emocional a todos que enfrentam essa realidade.

 

Ivonete também enfatizou a importância de oferecer apoio emocional e uma escuta livre de julgamentos para aqueles que estão passando por momentos difíceis. Segundo a profissional, é mais difícil identificar os sinais do suicídio, pois nem sempre eles estão ligados a um transtorno mental. “O suicídio pode estar relacionado a questões sociais e ambientais ou a decepções e perdas”, explicou a psicóloga.

 

A especialista também afirmou que ajudar pessoas com pensamentos suicidas requer sensibilidade, empatia e o conhecimento de recursos e meios disponíveis para oferecer o apoio necessário.

 

As unidades de saúde, os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), o Centro de Valorização da Vida (CVV), ou até mesmo o contato com familiares, amigos e instituições religiosas, podem desempenhar um papel importante na oferta de suporte e auxílio para aqueles que estão passando por momentos de dificuldade.