Douglas Dias

O empresário, jornalista e teólogo traz uma palavra de fé, motivação, trabalho e esperança.

Quero trazer à memória aquilo que me dá esperança

Costumamos dizer que a esperança é a última que morre, isso porque, ela é as vezes tudo o que temos.

 

Em diferentes fazes da vida somos pegos em momentos difíceis. Momentos que a única solução é trazer à memória o que me pode dar algum tipo esperança. Costumamos dizer que a esperança é a última que morre, isso porque, ela é as vezes tudo o que temos.

 

A forma como encaramos um problema é diferente de pessoa para pessoa, nós mesmos, podemos enfrentar os mesmos problemas de forma diferente, dependendo do nosso estado emocional, experiências e prioridades. É por isso que não se deve julgar os outros, as vezes encontramos problemas onde não tem e deixamos de ver outros que realmente existe.

 

O que precisamos cuidar com muita atenção é para que nossa memória, ao invés de nos trazer esperança, não seja serva do desânimo. As vezes uma experiência do passado pode voltar nos assombrar com ideias e pensamentos negativos, quando isso acontece é um problemão.

 

O profeta Jeremias, no livro de Lamentações, faz uma reflexão sobre a esperança e lembra que as misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, para ele, as misericórdias de Deus não têm fim e se renovam-se cada manhã. Talvez essa seja uma boa forma de enfrentar problemas difíceis, afinal, todas as manhãs temos a oportunidades de renovar nossas esperanças.

 

Para Jeremias, trazer à memória o que me pode dar esperança também é a confiança na fidelidade do Senhor, por este motivo ele diz “…esperarei nele”. Mesmo estando em um período difícil, exilado em um país pagão ele tinha certeza que o Senhor é bom para os que esperam por ele, Deus é para a alma que o busca.

 

Aqui aprendemos que a esperança também é esperar. Não dá para ter esperança com pressa, atropelando o tempo do que se espera. Nem sempre as coisas acontecem como planejamos e apressar não é uma saída inteligente. Esperança também é um exercício contínuo de fé e aprendizado.

 

Dito isso, precisamos refletir nosso andar com Deus. São Paulo em sua carta aos Filipenses (4: 6-7) lembra, “Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus.”

 

Segundo o dicionário, “esperança” é o sentimento de quem vê como possível a realização daquilo que deseja, confiança em coisa boa. Palavras como perspectiva, possibilidade, probabilidade, fé, confiança, crença, expectativa, aguardo, espera, expectação entre outras podem muito bem serem usadas como sinônimo. Não é à toa que o símbolo de esperança é uma âncora.

 

Por sua vez, a âncora quando olhada fora do mar não serve praticamente para nada. É uma peça grande e pesada. Mas quando essa peça de ferro está presa a uma corrente e é jogada ao mar, serve para fixar e impedir a movimentação das embarcações e navios e ali se tem apoio e segurança.

 

Que suas lembranças sirvam justamente para isso, te conceder apoio e ajuda na hora e no momento que você precisar.