Luiz Gradiz

Especialista em administração de empresas, traz temas e provocações em torno do pensamento e do comportamento humano.

Qual seu plano para 2024?

O começo do ano, é o início de um novo ciclo e refletir sobre a própria vida, nosso propósito, nossos sonhos e objetivos se faz necessário.

Foto: Divulgação

 

 

Já se foi o primeiro mês do ano, e o que você já fez do que planejou para 2024? Você já está se sentindo realizado(a), ou já está frustrado(a) por não ter começado nada ainda?

 

A ano novo chegou e a pressão pelas realizações acabam vindo junto… em 2023 provavelmente deixamos para começar ideias, projetos e/ou objetivos no “ano novo”, certo? Ou você é daquela pessoa que não se importa se é dezembro, está sempre pronto para realizar e não precisa esperar?

 

De qualquer maneira, o começo do ano, é o início de um novo ciclo e refletir sobre a própria vida, nosso propósito, nossos sonhos e objetivos se faz necessário… como já diria o filósofo Nietzsche: “Aquele que tem um porquê para viver pode suportar qualquer como.” Você já tem claro em sua mente seu propósito? Já traçou seu plano? Está pronto para assumir as responsabilidades e para agir para alcançar seus objetivos?

 

Temos ouvido muito uma palavra estranha, que por vezes atrapalha nossa produtividade e acaba matando nossos sonhos, uma tal de procrastinação. Essa palavra tem sido usada para traduzir aqueles momentos que deixamos pra depois, aqueles objetivos que em dezembro deixamos para o “ano novo”, aquela tarefa simples que empurramos para daqui a pouco e que nos atrapalha porque impede a gente de começar tarefas simples para alcançar nossos objetivos.

 

Outro vilão dos planos são as grandes mudanças, as vezes nosso desejo de mudar de vida faz com que nossas metas sejam muito pesadas e com o tempo acabamos desistindo. Quem nunca quis começar a correr, foi alguma vezes e não foi mais, quem já pensou em ler um livro por mês e não passou do primeiro capitulo, quem já começou um curso novo e por conta da rotina, desistiu, quem comprou o plano semestral da academia, mas não foi nem o primeiro mês… e tantos outros objetivos que no nosso pensamento pareciam plenamente realizável, mas na hora de colocar em prática foi mais pesado do que se imaginava.

 

Como fazemos para fugir desses vilões dos objetivos? O que podemos fazer para não deixar mais um ano passar sem termos alcançado nossas metas? Como montar um plano e não o abandonar, como agir com consistência?

 

Talvez a primeira coisa a se pensar é que não estaremos motivados todos os dias, não teremos vontade o tempo todo e, mais do que motivação, precisamos de DISCIPLINA! Fazer todos os dias, repetidamente, pequenas tarefas é muito mais importante que fazer coisas grandes apenas uma vez!

 

No lugar de começar uma dieta rigorosa, que tal começar diminuindo a quantidade da comida, no lugar de começar a correr, que tal uma caminhada de 10 minutos por dia, no lugar de pensar em ler um livro por mês, que tal ler um parágrafo por dia?… Comece aos poucos, hábitos se criam com a repetição de pequenas coisas, assim você não desiste, não se frustra, evolui aos poucos e com consistência… Disciplina!

 

E aí, vai alcançar seus objetivos em 2024? Vai agir e comemorar suas pequenas vitórias? Vai sentir orgulho de você lá no final desse novo ciclo que se iniciou?

 

Vamos pensar mais sobre isso?!