Jesley Dias

Semanalmente dicas, informações e análises de filmes que, sem dúvidas, você não vai se arrepender de assistir!

Hoje Eu Quero Voltar Sozinho

O tom deste romance de formação é de ternura e cumplicidade.

 

Leonardo, um adolescente cego, tenta lidar com a mãe super protetora ao mesmo tempo em que busca sua independência. Quando Gabriel chega em seu colégio, novos sentimentos começam a surgir em Leonardo, fazendo com que ele descubra mais sobre si mesmo e sua sexualidade.

 

Achei muito interessante o fato de ser um filme nacional adolescente, sem aquele tom dramático. Há contextos no filme em que seria aceitável o personagem chorar e se lamentar por ser adolescente, mas o diretor preferiu deixá-lo com mais naturalidade, focando apenas em como as coisas são simples.

 

O filme consegue fazer um belo tratado de afetos, seja ele entre dois garotos, entre um amigo e sua amiga ou entre os pais e os filhos. Por fim, o tom deste romance de formação é de ternura e cumplicidade.

 

Uma das escolhas mais incríveis do diretor é não mostrar algumas cenas, focando nos olhos de Leonardo, para fazer com que o espectador tenha a mesma sensação do personagem: não enxergar o que está realmente acontecendo. O diretor sabiamente foca a câmera na orelha de Leonardo, deixando claro como o garoto percebe o mundo ao seu redor.