Lucimara Kauva

A enfermeira traz dicas e informações sobre saúde com temas cotidianos.

Entenda a origem da campanha “Setembro Amarelo”

Psicóloga explica qual a importância do movimento para a prevenção do suicídio.

 

 

No programa “Dicas de Saúde” desta semana, a enfermeira Lucimara Kauva recebeu a psicóloga Isabelle Ribas para tratar sobre a campanha Setembro Amarelo, que busca conscientizar a população sobre a prevenção do suicídio e o cuidado com a saúde mental.

 

O movimento teve início em setembro de 1994 nos Estados Unidos, em homenagem a Mike Emme, um adolescente de 17 anos que tirou a própria vida dentro do seu carro: um Ford Mustang amarelo.

 

No dia do velório de Mike, familiares e amigos distribuíram cartões com mensagens de prevenção ao suicídio e fitas amarelas, como forma de homenagear a grande paixão do jovem por seu veículo.

 

No entanto, a campanha foi implementada no Brasil somente em 2015.

 

Segundo Isabelle, o movimento tem um papel importante na conscientização sobre os cuidados com a saúde mental e os sinais de alerta que antecedem uma tentativa de suicídio.

 

O suicídio é uma das principais causas de mortalidade em todo o mundo, sendo a segunda em indivíduos que têm entre 15 e 29 anos de idade. No Brasil, ocorrem cerca de 32 mortes por dia por suicídio.

 

Ainda de acordo com a psicóloga, profissionais de determinadas áreas têm maior risco de suicídio, como médicos, policiais e professores. Além disso, o abuso de álcool e outras substâncias pode ser um agravante para estas ideações.