Lucimara Kauva

A enfermeira traz dicas e informações sobre saúde com temas cotidianos.

Quais os cuidados necessários para manter a saúde dos pets?

Veterinário traz dicas e orientações básicas para o convívio e bem estar dos animais.

 

 

No programa “Dicas de Saúde” desta semana, a enfermeira Lucimara Kauva recebeu o médico veterinário Gabriel Santos para falar sobre a importância dos cuidados com os animais.

 

O veterinário enfatizou que um dos principais cuidados é o banho, que além de controlar odores desagradáveis, evita a proliferação de fungos, bactérias, pulgas e carrapatos. No entanto, nem todos os animais precisam de banhos com a mesma frequência. Isso varia de acordo com a raça, o tipo e comprimento do pelo e até mesmo o estilo de vida do pet.

 

Ainda de acordo com Gabriel, os cachorros também necessitam de cuidados com as unhas. Deixar as unhas muito compridas podem afetar a maneira como o animal caminha, levando a lesões na pata ou a problemas de postura.

 

“As unhas dos animais possuem vasos sanguíneos e nervos. Caso essas estruturas sejam cortadas acidentalmente, o animal pode ter sangramentos e sentir dor. Logo, é importante aprender a técnica correta de corte de unhas ou procurar a ajuda de um profissional”, pontua.

 

O veterinário também explicou que o uso de produtos para humanos, como xampus e perfumes, não é recomendado para os pets. Estes produtos podem conter ingredientes que causam irritação ou alergias na pele e nas mucosas dos animais. Além disso, podem perturbar o equilíbrio natural da pele e do pelo do pet, levando a problemas como ressecamento, coceira e descamação.

 

Durante o inverno, os animais também precisam de alguns cuidados extras. Para ajudar o animal a se manter aquecido durante o inverno, é recomendável aumentar a quantidade de alimento que ele ingere e manter a frequência de banhos com água morna. A água muito quente pode ressecar a pele do animal, enquanto a água fria pode gerar desconforto e arrepios.

 

O veterinário destacou ainda a importância dos animais para a saúde humana. Segundo ele, o contato com os animais ajuda a aumentar a liberação de hormônios que promovem a sensação de bem-estar físico e emocional, contribuindo para a redução do estresse, da ansiedade e da solidão.