Robson Komochena

Cotidiano, política e a história de Rio Negro, Mafra, Itaiópolis e região sob o olhar polêmico e irreverente do jornalista.

Eleições: horário de votação pode ser das 8 às 20 horas

Estudos estão sendo feitos para ampliar o horário de votação e evitar filas, devido à necessidade de distanciamento social adotado em razão da pandemia de covid-19.

 

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve decidir ainda neste mês sobre o melhor horário para a votação nas Eleições Municipais de 2020, visando garantir que os eleitores possam ir às urnas para escolher seus representantes políticos de forma limpa, segura e transparente. O primeiro turno do pleito está marcado para o dia 15 de novembro e, o segundo, para o dia e 29 do mesmo mês.



De acordo com presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso, estudos estão sendo feitos para ampliar o horário de votação e evitar filas, devido à necessidade de distanciamento social adotado em razão da pandemia de covid-19. Uma das propostas é a de que votação ocorra das 8 às 20 horas, passando a ter 12 horas de duração, ou mesmo das 8 às 18 horas, desde que atenda a todos os protocolos sanitários com o máximo de segurança.



A consultoria está sendo realizada por técnicos do TSE em parceria com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), que está auxiliando nos cálculos, considerando o número de eleitores e a possível divisão do horário de votação por faixa etária.

Colunas e textos de opinião são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Riomafra Mix.