Adair Tourinho

Com 36 anos de trajetória missionária, o pastor traz semanalmente uma mensagem de fé, amor e reflexão.

Cuidado com a lei da semeadura

“Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.” Gálatas 6.7.

Foto: Divulgação

 

 

Pare para pensar. Ninguém consegue plantar feijão e esperar para colher arroz. Plantar um pé de laranja e aguardar para colher abacate. A colheita é exatamente aquilo que semeou.

 

Outra coisa é a quantidade do que vai colher. Dificilmente a colheita será na mesma proporção de semente que foi plantada, no mínimo da colheita é o dobro. Bem ou mal, se colhera, aquilo que plantou. No livro do profeta Oséias 8.7a, lemos: “Porque semeiam ventos e segarão tormentas.”

 

Além disso, o tipo de colheita que se obtém é determinado de antemão pelo tipo de semente que ele semeia.

 

A semeadura nesta vida, sabemos também que está relacionado com o nosso viver diário. O apóstolo são Paulo dirigindo-se aos irmãos da Galáxia disse: tudo o que o ser humano semear, isto também ceifará”. Muitos querem fazer o que lhes dá na cabeça, no entanto se esquecem que existem consequências em tudo o que fazemos, ou deixamos de fazer. Paulo está dizendo que você vai colher aquilo que semeou. Se semearmos coisas boas, ceifaremos coisas boas; mas se semearmos coisas más, ceifaremos coisas más.

 

Pode demorar algum tempo, mas a lei da semeadura de Deus é certa.  Por isso devemos semear aquilo que queremos colher. Lembremo-nos que a vida é um tempo de semeadura. Tudo o que fazemos é considerado uma semeadura. Esta Lei é infalível. Planta-se um grão de milho, colhe-se uma espiga com centenas de grãos ou mais. Planta-se uma mudinha de abacate, colhe-se fruto por muitos anos.

 

Já ouvi alguém dizer: “Deus está sendo injusto comigo Olha o que eu estou passando! Não fiz nada para estar vivendo esta citação”. Puro engano. Ninguém colhe o que não semeou. E também não colhe apenas o que plantou, mas, muitas vezes mais.

 

Tudo o que fazemos é uma espécie de plantio; nossos pensamentos são sementes, nossos atos são sementes, nossas palavras são sementes, nossas emoções são sementes e até nossos sentimentos e sonhos são sementes. Cabe a nós plantarmos as sementes corretas.

 

E o tempo da colheita vai chegar. O homem quer semear hoje para colher amanhã, esquece-se que ninguém planta uma semente hoje e colhe seus frutos amanhã. Existe um tempo para a semente tornar-se nascer, crescer, tornar-se uma árvore e produzir frutos. A regra é semear e colher o fruto em seu no tempo.

 

Vamos semear amor, alegria, paz, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio e com generosidade em sua família, em seu trabalho, na sua comunidade. E a colheita será boa e com abundância.

 

Deus te abençoe!