Adair Tourinho

Com 36 anos de trajetória missionária, o pastor traz semanalmente uma mensagem de fé, amor e reflexão.

Os filhos são herança do Senhor nosso Deus

Infelizmente, neste período de festividades do mês da criança, o que se percebe é em geral uma falsa aparência de tratamentos.

Foto: Divulgação

 

 

Quase todo o mês de outubro em todo o Brasil, foi comemorado o dia da criança.  Praticamente um mês inteiro para celebrar e homenagear a criançada, que já estão sempre ansiosamente aguardando.

 

Infelizmente, neste período de festividades infantis, o que se percebe é em geral uma falsa aparência de tratamentos. Coisa que no dia a dia nunca acontece, neste período é exposto, basicamente para que outros vejam. Uma falsa aparência de piedade, carinho, amor e atenção. Algo que não existe na vida real. Os pequenos, até pessoas ao derredor, são muito bem ludibriados. Aquilo que estão vendo ou recebendo não são atos verdadeiros. A verdadeira atenção, carinho, cuidado, ensino e principalmente o bom exemplo nos gestos, palavras e atitudes nunca acontece durante toda uma vida. Agora, no mês dedicados as crianças, infelizmente, pensam alguns, que um agradinho resolve, substitui o compromisso, o dever e a responsabilidade. O que fazem e dizem não condiz com a realidade, é um ato hipócrita, para que os outros ouçam, vejam e pensem que é uma coisa bem natural, mas quem presta bem atenção descobre que é apenas fantasia. Ainda bem que as crianças são ingênuas.

 

Aproveitando a ocasião, penso que está mais do que na hora de haver uma maior reflexão com uma visão bíblica sobre filhos ou crianças e aqui vai.

 

A luz da Bíblia, qual é a nossa verdadeira responsabilidade com referência ao tratamento com as crianças. Segundo as Sagradas Escrituras os filhos são uma grande bênção de Deus. Nela aprendemos que os filhos são herança do Senhor, que Ele como um gesto de confiança nos entrega para cuidar. Quanto mais consultamos a bíblia sobre o assunto percebemos o quanto Deus deu instruções sobre o cuidado e educação.

 

É tremenda do versículo citado, onde lemos “são herança do Senhor”. Meu Deus!!  Que tremenda responsabilidade!! Herança do Senhor!! Então, quer dizer que os filhos não são nossos, mas do Senhor. Então quer dizer que Deus confiou em nós para que através de nós, a sua herança viesse a existir, e agora eu tenho a herança do Senhor dentro da minha casa sob os meus cuidados? A resposta é única, Sim.

 

Através do profeta Moisés, Deus demonstra preocupação com a sua herança e transmite ao povo como ensina-las. Deus fala aos pais assim: “Todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração. Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar, (Deuteronômio 6.6 e 7). Ensinar, dar bons exemplos, mostrar as coisas corretas, educar e corrigir. Ensinar o bom caminho, o caminho do Senhor, as Palavras do Senhor.  Não há mais espaço para prosseguir.

 

Pesemos hoje é sempre. Filhos são herança do Senhor. Um dia daremos conta dessa herança a quem de direito. É uma responsabilidade zelar por esta herança, e não abandonar ao vento. Presentes são válidos, mas não substitui a responsabilidade do cuidado, da atenção, do carinho, do respeito e do exemplo. Salve as crianças de todos os dias.

 

Que Deus te bençoe!