“Falta apoio para a região eleger deputado estadual e federal”, afirma Adilson Sabatke

Ex-vereador relembra disputa federal e fala do cenário político em Mafra e região.

 

 

O ex-vereador de Mafra, Adilson Sabatke, foi o convidado especial desta semana do quadro “Dois Dedos de Prosa” do Riomafra Mix, em parceria com a rede de postos M7. Durante a entrevista, Adilson Sabatke compartilhou detalhes sobre sua carreira política e seu mandato como vereador.

 

Sabatke conta que sempre teve interesse por política e desde a juventude, esteve envolvido em organizações comunitárias e educacionais. “O contato com o povo e o desejo de ver minha cidade prosperando me motivaram a ingressar nesta carreira”, conta.

 

Durante seu mandato como vereador, de 2016 a 2020, Sabatke fez contribuições significativas para Mafra. Ele apresentou mais de 500 indicações de melhorias, mais de 100 requerimentos e 27 projetos de lei. Além disso, Sabatke teve um papel importante na denominação de 17 ruas do município.

 

Como presidente da Câmara, uma das marcas de sua gestão foi a ênfase na transparência e no envolvimento da comunidade. “Nosso objetivo era deixar o legislativo mais próximo da comunidade e assim foi feito. Nós divulgamos todos os projetos, levando mais transparência para o povo. Além disso, trazíamos a comunidade para dentro da Câmara nas sessões e em assembleias, justamente para discutirmos as questões de interesse coletivo”, disse.

 

Sabatke também trouxe para Mafra o projeto “Câmara Mirim”, um programa que envolve estudantes do oitavo ano em eleições escolares, sessões mirins e outras atividades políticas. Ele enfatizou a importância de envolver crianças e adolescentes na política, preparando-os para serem futuros líderes e agentes de mudança.

 

Prédio da antiga prefeitura

Durante seu mandato como presidente, Sabatke recebeu o prédio da antiga prefeitura para instalação de uma nova sede para a Câmara. “O projeto que fizemos contemplava um novo plenário, gabinetes para os vereadores, sala de reuniões, sala de imprensa e espaço para exposição de trabalhos da comunidade. Cheguei até a abrir uma licitação para a reforma do telhado e outras adaptações. No entanto, o projeto não teve continuidade e a falta de ação levou ao atual estado de deterioração do prédio”, disse.

 

Sabatke acredita que o local ainda deve ser restaurado devido à sua importância histórica. “O valor agora para a revitalização será bem maior que antes, mas para mim, história não tem preço. O que nós construímos no passado deve ficar para a eternidade. E infelizmente, falta manutenção em todos os prédios públicos da cidade”, disse.

 

Falta de apoio na região

Nas últimas eleições, Sabatke concorreu ao cargo de deputado federal e afirmou que a falta de apoio do Planalto Norte foi determinante para que a região ficasse sem representantes, tanto em Brasília como na Assembleia Legislativa.

 

“As entidades e empresas da região se mantiveram neutras e o povo não abraçou seus candidatos. Além disso, por termos muitos representantes da região, os votos foram divididos. Política é diálogo e acho importante os candidatos avaliarem quem tem mais condições de se eleger, deixando de lado seus interesses próprios”, pontuou.

 

Futuro na política

O ex-vereador é atualmente presidente do partido União Brasil em Mafra e está envolvido nas preparações para as eleições municipais. Ele afirmou que segue à disposição do partido para futuras candidaturas, seja no legislativo ou no executivo. “Se for para somar, estou aberto a concorrer”, disse.