Cartório eleitoral de Rio Negro incentiva uso de colinha durante votação

Além de evitar problemas, colinha facilita e agiliza o processo de votação.

Foto: Robson Komochena

 

 

Em entrevista exclusiva ao Riomafra Mix, representantes do Cartório da 11ª Zona Eleitoral de Rio Negro, recomendaram o uso da colinha eleitoral durante a votação deste domingo (2).

 

De acordo com o chefe de cartório, Robson Machado Felício dos Reis, a colinha facilita a votação, torna mais rápida a digitação dos números e evita eventuais problemas. “Na eleição anterior, muitos tentavam guardar o número dos candidatos na memória, se perdiam na sequência dos candidatos e acabavam tendo problemas na hora de registrar o voto. A gente pede que as pessoas levem a colinha, com os números já na ordem de votação, para votar com mais rapidez e tranquilidade”, pontuou.

 

Os candidatos devem ser escolhidos na seguinte ordem: deputado federal (quatro dígitos); deputado estadual (cinco dígitos); senador (três dígitos); governador (dois dígitos) e presidente da República (dois dígitos).

 

Segundo o juiz eleitoral, Rodrigo Morillos, até o momento, as eleições nos municípios da 11ª Zona Eleitoral, que compreende Rio Negro, Campo do Tenente e Quitandinha, estão transcorrendo dentro da normalidade. “Há meses, estamos cumprindo rigorosamente os prazos e etapas do calendário eleitoral e hoje estamos colhendo os frutos deste trabalho. Tivemos toda uma logística, desde o treinamento de mesários a preparação das urnas eletrônicas e dos locais de votação. Tudo está ocorrendo da maneira mais tranquila possível”, disse.

 

O promotor eleitoral, Juliano da Silva, afirmou que ainda não houve nenhum registro de denúncia de crime eleitoral em Rio Negro. Se o eleitor precisar fazer uma denúncia, pode acessar o aplicativo Pardal que é disponibilizado pela Justiça Eleitoral ou pelo site do Ministério Público.

 

“Nós fizemos, seguindo o cronograma da Justiça Eleitoral, reuniões com as forças de segurança para que tenhamos uma eleição tranquila e para que possamos apurar eventuais casos ilícitos praticados em nossa zona eleitoral. Caso haja qualquer ocorrência de crime eleitoral, nossas forças de segurança já estão preparadas para tomar as devidas providências”, disse.