Jorginho Mello é eleito governador de Santa Catarina

O resultado foi confirmado às 19h02min, com 76,09% das urnas apuradas, onde Jorginho aparece matematicamente confirmado como vencedor do pleito.

Foto: Divulgação

 

 

O advogado Jorginho Mello (PL), 66 anos, foi eleito governador de Santa Catarina. O resultado foi confirmado às 19h02min, com 76,09% das urnas apuradas, onde Jorginho aparecia com 70,83% dos votos e foi matematicamente confirmado como vencedor do pleito. Décio Lima (PT), estava com 29,21%.

 

O resultado confirma o favoritismo de Jorginho Mello, que liderou as pesquisas do segundo turno em SC com ampla vantagem sobre o candidato petista.

 

O embate entre Jorginho e Décio no segundo turno repetiu em SC a polarização formada por Lula e Bolsonaro na disputa nacional. O candidato do PL explorou desde o primeiro turno a proximidade com o atual presidente e o fato de ser do mesmo partido dele.

 

Na disputa do primeiro turno, a estratégia permitiu a Jorginho ser o mais votado e deixou pelo caminho o atual governador Carlos Moisés (Republicanos), terceiro colocado, além de nomes tradicionais como Esperidião Amin (PP). No segundo tempo da campanha, a tática de abordar a proximidade com Bolsonaro foi favorecida por ter como único adversário justamente o candidato petista, diretamente ligado a Lula.

 

Além da vinculação direta com Bolsonaro, Jorginho também apresentou propostas específicas no decorrer da campanha. Uma delas é a promessa de gratuidade em cursos superiores de universidades particulares do sistema Acafe, a partir do segundo semestre de 2023. Outros pontos citados são a ampliação da energia trifásica e a pavimentação de estradas no interior.

 

Jorginho Mello deve ser diplomado como governador eleito até 19 de dezembro. A cerimônia oficial de posse está prevista para 1º de janeiro. O mandato vai de 2023 a 2026.