Quem é Claudia Bus, candidata a deputada federal por Mafra?

Ao Riomafra Mix, candidata pelo PSB falou sobre sua trajetória política e sobre a intenção de representar Mafra e o Planalto Norte à nível federal.

 

 

A professora e ex-vereadora de Mafra, Claudia Bus, esteve nos estúdios do Riomafra Mix para falar sobre sua trajetória política e sobre sua candidatura a deputada federal pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB).

 

Claudia já foi suplente na Câmara Federal em 2014 e na Assembleia Legislativa de Santa Catarina em 2018. Também foi vereadora em Mafra entre 2017 e 2020, onde teve mais de 30 projetos aprovados.

 

Entre os projetos de maior destaque, Claudia criou o “Câmara sem Papel”, que buscava digitalizar todos os processos legislativos, reduzindo custos aos cofres públicos e gerando mais sustentabilidade para o dia a dia da Câmara. O projeto, que é adotado até hoje em Mafra, ganhou tanto destaque que Claudia chegou a ser premiada pela União da Câmara de Vereadores Interestadual.

 

Além deste, outros projetos da ex-parlamentar foram implementados no município, como a criação da Procuradoria da Mulher, que dá auxílio às vítimas de violência doméstica e orienta mulheres sobre planejamento familiar e saúde feminina. Ela ainda criou um projeto de lei que penaliza autores de maus-tratos contra animais e foi autora de indicação que prevê mais infraestrutura ao município, através do asfaltamento compartilhado.

 

Eleições 2022

Para as Eleições deste ano, Claudia busca pleitear uma vaga no Congresso Federal e representar Mafra e o Planalto Norte a nível nacional.

 

“O Planalto Norte não tem representante estadual ou federal há anos. Isso dificulta que os recursos cheguem até aqui, afinal os deputados eleitos, com certeza vão preferir levar investimentos para suas regiões”, afirma.

 

Segundo Claudia, a população precisa ser consciente e buscar um representante de sua cidade ou região. “A maioria das pessoas ainda vota em candidatos de fora. A população precisa entender que temos potencial para elegermos nossos próprios candidatos. Pessoas que vivem aqui, que conhecem as reais necessidades da nossa região e que podem trazer recursos para que nossas cidades cresçam”, pontua.

 

Caso seja eleita, Claudia afirmou que dentre suas propostas, a principal é levar saneamento básico ao Planalto Norte, além de garantir o repasse de emendas e facilitar a instalação de novas empresas na região.

 

Protagonismo feminino

Além de buscar representatividade para o Planalto Norte, Claudia também quer mais participação feminina na política, em geral. Segundo a candidata, a política é uma arena e a disputa por poder e espaço deixa a questão do machismo ainda mais acirrada.

 

“Sempre que passo por uma situação de preconceito, faço questão de situar a pessoa de que o que ela está fazendo é errado. Seria ótimo se pudéssemos olhar um para o outro sem distinção. Apesar das diferenças entre homens e mulheres, nós somos iguais. Temos as mesmas necessidades e ocupamos os mesmos espaços”, afirma.

 

Companheiro de vida

Nascida em Araucária e mafrense de coração há mais de 23 anos, Claudia vive um momento delicado em sua vida pessoal, após seu marido, o professor José Carlos Bus, ser diagnosticado com câncer cerebral em 2019.

 

Juntos há 31 anos, Claudia conta que o marido sempre respeitou sua trajetória política e esteve a seu lado em todas as campanhas.

 

“Desta vez, a decisão de me candidatar não foi algo fácil. Lembro que nos momentos de lucidez do meu marido, perguntei se ele achava que eu deveria tentar e ele disse que sim. Isso me deu forças para sair do fundo do poço e estar na linha de frente novamente, buscando mudanças não só para mim, mas para toda a coletividade. Sei que se ele estivesse bem, estaria nas ruas me apoiando e me ajudando nas campanhas e isso é o que me motiva a continuar nesta luta”, disse.