Ultramaratonista promove ação solidária e disputa prova de 105 quilômetros

Sérgio Rodrigues Pires busca arrecadar 1.050 litros de leite para famílias em vulnerabilidade social durante a 10ª edição da Ultramaratona Morretes à Guaraqueçaba.

Fotos: Divulgação

 

 

No próximo dia 1º de julho, a cidade de Morretes, no Paraná, sediará a 10ª edição da Ultramaratona Morretes à Guaraqueçaba – prova que já se tornou um marco no calendário paranaense de ultramaratonas. O atleta riomafrense Sérgio Rodrigo Pires, de 43 anos, se prepara para encarar a prova, que terá percurso de 105 quilômetros e um trajeto que inclui estradas de chão batido, morros e reservas naturais.

 

 

Conhecida como uma das provas mais desafiadoras do estado, a Ultramaratona Morretes à Guaraqueçaba exige resistência, preparo físico e determinação. Sérgio participará do desafio pela quarta vez. Em 2018, o atleta foi campeão geral na modalidade “Survivor”, onde os corredores são responsáveis por sua própria hidratação e alimentação, com um tempo de 12 horas e 5 minutos. Em 2019, conquistou o 4º lugar geral na modalidade “Com apoio”. Já em 2021, obteve o 1º lugar na categoria 40 a 44 anos, além de arrecadar 1.512 litros de leite integral.

 

Além do desafio pessoal de completar a prova, Sérgio tem um propósito maior: aliar sua participação em ultramaratonas a ações solidárias. Nessa edição, ele busca arrecadar 1.050 litros de leite, o equivalentes a 10 litros por quilômetro percorrido na prova. A doação será destinada a famílias em situação de vulnerabilidade social de Riomafra e instituições que trabalham com este público. Desde 2017, Sérgio já arrecadou mais de 14 toneladas de alimentos em suas ultramaratonas e desafios pessoais, beneficiando diversas famílias e instituições da região.

 

 

Até o momento, a maior conquista de atleta foi na Ultramaratona 72 horas Paraná, onde percorreu a impressionante distância de 340 km em apenas 3 dias, arrecadando 112 cestas básicas e 1032 litros de leite integral, em dezembro de 2021.

 

Para Sérgio, a proposta de suas ações solidárias é unir o desafio pessoal com a responsabilidade social. “Há seis anos venho participando de provas longas com apenas um objetivo: ajudar o próximo. E os resultados sempre são os melhores possíveis, tanto na arrecadação quanto nos resultados das corridas”.

 

Os interessados em contribuir com a iniciativa, podem doar qualquer quantia de leite integral nas academias Oxy, de Rio Negro ou Mafra.