Atena completa 20 anos atuando na recuperação de pacientes adictos

Proposta da entidade é levar autonomia e cidadania aos pacientes através da reinserção e do resgate de vínculos sociais.

Foto: Divulgação

 

 

A Associação Terapêutica Novo Amanhecer (Atena) completou nesta terça-feira (6), 20 anos de atividades em Mafra. A entidade, sem fins lucrativos, busca promover a saúde mental e a qualidade de vida de adictos e suas famílias, através do cuidado humanizado e do respeito aos direitos humanos.

 

A instituição também atua para proporcionar autonomia e cidadania aos pacientes através da reinserção e do resgate de vínculos sociais, além de articular políticas de prevenção ao uso de drogas.

 

A entidade surgiu em 2002 e era chamada de Associação Terapêutica Novo Rumo. Desde então, passou por muitas transformações sociais, políticas e ambientais.

 

 

Segundo o gestor Edson Eckel, em julho de 2005, a instituição foi reformulada e ganhou o nome de Associação Terapêutica Novo Amanhecer (Atena). Mesmo sem recursos, a instituição atendia pacientes masculinos e femininos em um espaço na localidade de Rio Branco e em um albergue abandonado.

 

Neste período, a entidade enfrentou dificuldades para conseguir recursos, manter a equipe de profissionais e garantir o tratamento adequado aos pacientes.

 

“Após um período de incertezas, conseguimos nos reerguer e conquistamos várias certificações pelo trabalho desenvolvido junto aos pacientes. Atualmente, a Atena possui o Centro de Acolhimento e Triagem, as unidades masculina e feminina e a Casa de Acolhimento Novo Amanhecer (CANoA)”, afirma.

 

 

Os serviços também contam com uma equipe de profissionais especializados para atender os acolhidos da forma mais adequada, como psicólogos, assistentes sociais, monitores, cozinheiros, motorista, entre outros.

 

Ainda de acordo com Edson, a associação busca o reconhecimento do serviço terapêutico como parte de uma rede de atenção, tanto a pessoas que fazem uso de substâncias psicoativas, como pessoas em situação de rua e transeuntes que passam pelo município.

 

“Somos gratos e honramos a todos que de alguma maneira passaram pela Atena ou que nos ajudaram nestes 20 anos. São mais de 2.000 pessoas atendidas diretamente. Isso só foi possível pela confiança dos diretores, funcionários, voluntários, políticos e da sociedade em geral que muito contribuiu e contribui com este serviço. O amor ao próximo e a força do Poder Superior nos conduz para que as portas sigam abertas a todos aqueles que estão em sofrimento”, afirmou.