Candidata à presidência da OAB/SC, Claudia Prudêncio, lança chapa em Mafra

OAB/SC sem anuidade e aperfeiçoamento da gestão e dos serviços da OAB Nacional estão na plataforma de trabalho da chapa estadual.

Claudia Prudêncio com o candidato à presidência da subseção de Mafra, Jeison Kwitschal. Foto: Douglas Dias

 

 

A candidata à presidência da OAB de Santa Catarina, Claudia Prudêncio, esteve em Mafra na sexta-feira (5) para o lançamento da “Chapa 4 – Mais avanços! Mais Futuro!”. A chapa tem o apoio do atual presidente da OAB/SC, Rafael Horn, que é candidato a conselheiro federal pela OAB Nacional.

 

Com a seccional catarinense transformada em superavitária e 100% digital no último triênio, a principal proposta de trabalho de Claudia é uma OAB sem cobrança de anuidade, por intermédio do consumo da classe em empresas conveniadas (cashback), além da instituição de um piso ético regional para a advocacia, a triplicação do valor da tabela de honorários da advocacia dativa, que conta com mais de 9 mil profissionais em atividade no Estado, e a criação do SOS Morosidade Judicial, um serviço online à disposição da advocacia para monitorar e cobrar agilidade da tramitação dos processos judiciais em cada vara e comarca.

 

Além disso, dentre outras propostas, Claudia almeja aumentar os 33 escritórios compartilhados para o uso da advocacia, criados na atual gestão, para as 51 Subseções da OAB, e implementar o Inova Lab OAB/SC, um laboratório de inovação para fomentar novos serviços e criar soluções para os desafios da profissão.

 

“O nosso propósito é dar continuidade à transformação que a advocacia catarinense vem passando nestes três últimos anos. Nunca na história de Santa Catarina, uma OAB fez tanto. Temos recordes de serviços e assistência prestada e conseguimos cumprir 95% das propostas prometidas, além de centenas de medidas não previstas e que foram necessárias em razão da pandemia”, explica Claudia.

 

Entre as conquistas da OAB/SC nesse período estão a manutenção do sistema de processo eletrônico e-proc na Justiça Estadual; a criação de um sistema para a Assistência Judiciária Gratuita no Estado que tornou o processo transparente e com pagamentos regulares aos advogados dativos; a liberação de apresentação de contrato de honorários para o saque de alvarás na Justiça Trabalhista, além de reajuste de 50% nos honorários destes profissionais; o parcelamento de custas processuais em até 12 vezes no cartão de crédito; e a redução de 90 para 20 dias no prazo para abertura de sociedades de advocacia no Estado.

 

“Nós fomos a gestão que mais se aproximou do interior do estado e conseguiu entender as reais necessidades de nossos advogados. Se eleita, continuaremos focados em humanizar nossa advocacia e buscar os interesses coletivos de nossa classe”, afirmou a candidata.

 

Claudia também destacou a importância da representatividade feminina na presidência da OAB/SC, que há 88 anos nunca teve uma mulher presidente.

 

“Eu estou há 22 anos no sistema OAB e sei que abri caminho para que várias outras mulheres pudessem vir. Ainda assim, preciso ser grata a todas as outras que já me antecederam e destacar a importância das ações afirmativas para a inclusão feminina na Ordem. Entramos num tempo de paridade e conseguimos finalmente nesta eleição, 50% de cotas para mulheres advogadas que precisam se sentir pertencentes ao sistema OAB. Mas gostaria de esclarecer que se eu for eleita, serei uma presidente de homens e mulheres, sem qualquer distinção, atendendo a todos com o mesmo olhar”, afirmou a advogada.

 

Eleições em Mafra

Em Mafra, a chapa de Claudia Prudêncio vai apoiar a candidatura de Jeison Kwitschal, que concorre à presidência da subseção local. Segundo o advogado, a participação dos colegas será extremamente importante para o progresso da região.

 

“Foi muito tranquilo entrar nos escritórios, conversar com os colegas e entender o que os nossos advogados buscam. É hora de termos uma OAB composta por colegas com o mesmo entendimento e objetivo. Não temos que ver os advogados como concorrentes. Pelo contrário, se a gente se ajudar, tem espaço para todo mundo e tem como todo mundo colaborar e contribuir com a OAB”, destacou Jeison.

 

A eleição em Santa Catarina está prevista para 25 de novembro com votação híbrida, de forma presencial e online. Além de Claudia Prudêncio, concorrem ao cargo de presidente, os advogados Hélio Brasil, Gabriel Kazapi e Vivian de Gann.