Comunidade ucraniana de Mafra realiza caminhada pela paz

Membros da comunidade percorreram as ruas da cidade com cartazes e faixas pedindo paz e o fim da guerra na Ucrânia.

Foto: Prefeitura Municipal de Mafra

 

 

Membros da comunidade ucraniana de Mafra e região, muitos deles caracterizados com as roupas típicas e munidos de bandeirinhas nas cores azul e amarelas, realizaram no sábado (9), uma passeata pelas ruas da cidade pedindo o fim da guerra na Ucrânia e defendendo a paz no mundo.

 

Antes da passeata, houve uma breve cerimônia, com apresentação do Hino Nacional do Brasil e da Ucrânia.  O padre Jaime Fernando Valus, representante da paróquia da comunidade, lembrou que o povo ucraniano tem uma história milenar marcada pela fé e pela religiosidade. “Mais do que nunca, precisamos nos colocar em vigília e oração para que a guerra cesse o mais rápido possível e para que mais vidas sejam salvas”, disse.

 

Foto: Prefeitura Municipal de Mafra

 

A vice-presidente da Representação Central Ucraniano Brasileira por Santa Catarina, Lecia Maria Labas, falou que a o apoio da população foi muito significativo para demonstrar que a vida e a liberdade são importantes. “Somos ucranianos, mantemos viva as tradições, temos essa ligação que nossos bisavós e tataravós trouxeram há 130 anos. Isso nos impacta muito, mexe com as nossas raízes e com a nossa cultura. O que buscamos é que a liberdade de nosso povo seja respeitada e que consigamos superar a guerra”, disse.

 

Foto: Prefeitura Municipal de Mafra

 

Após a cerimônia, os participantes saíram da Praça da Ucrânia em passeata até a Praça Ferroviário Miguel Bielecki, onde encerraram o movimento com apresentações dos grupos folclóricos Kalena, de União da Vitória e Vesná, de Mafra.

 

Foto: Prefeitura Municipal de Mafra