Corpo de Bombeiros retoma Projeto Golfinho em Mafra

Iniciativa ensina crianças sobre prevenção de acidentes em ambientes aquáticos.

Fotos: Corpo de Bombeiros de Mafra

 

 

O Corpo de Bombeiros de Mafra retomou nesta segunda-feira (16) o Projeto Golfinho, em parceria com o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) de Mafra. A iniciativa busca conscientizar crianças para a prevenção de acidentes em ambientes aquáticos.

 

Em Mafra, o projeto foi realizado em dois períodos. Na parte da manhã, os alunos receberam instruções teóricas no Colégio Tenente Ary Rauen, e no período da tarde desenvolveram atividades práticas, dinâmicas em grupo e brincadeiras nas piscinas do Recanto Padre Francisco Hable, em São Lourenço.

 

 

O projeto foi criado em 1998 e inicialmente idealizado para as áreas litorâneas do estado durante a Operação Veraneio. Com o tempo, a iniciativa se expandiu para outras regiões e Mafra foi um dos primeiros municípios a integrar o programa no Planalto Norte.

 

O objetivo do projeto é orientar crianças e adolescentes sobre os eventuais riscos oferecidos em praias, rios, mares e lagoas e incentivar atitudes de respeito e convívio harmônico nestes ambientes, através de aulas de cidadania e educação ambiental.

 

 

Para este ano, 80 crianças devem ser formadas pelo projeto. Ao orientar os golfinhos, como são chamadas as crianças formadas no projeto, o Corpo de Bombeiros promove a conscientização coletiva ao entender que cada criança que adquire um conhecimento, compartilha-o entre familiares e amigos, o que gera um impacto grande no comportamento da comunidade na interação com a água.